Carros e seres humanos têm vários paralelos. Um deles é a tendência a crescer a cada nova geração. Nos seres humanos, isto se deve, em linhas gerais, à melhora nas condições de vida, especialmente à mudança na dieta: descendentes de orientais que passam a tomar leite - alimento não tradicional na China e no Japão -, por exemplo, são bem mais altos que seus pais.
O crescimento dos carros tem a ver com as condições de vida de seus compradores. Quando as economias vão bem, a cada troca de carro, o consumidor quer um modelo mais confortável e, em se tratando de carros mais populares, isto quer dizer maior.
Isto é o que está acontecendo com o Honda City. O modelo, que foi lançado originalmente para os mercados da Ásia e lançado no Brasil já em sua terceira versão, chega à quarta geração mais avantajado. O tamanho maior traz uma melhora notável no conforto: os cinco centímetros a mais na distância entre eixos, por exemplo, levaram a uma ampliação considerável no espaço para os passageiros de trás, comparável ou até melhor que o de carros bem maiores externamente.
As linhas externas mudaram, ficaram mais moderna e esportivas, mas não caíram no lugar comum da “coreização” que assola os departamentos de design mundo afora. O City é um Honda, e ponto final. Isto quer dizer que seu estilo não vai envelhecer subitamente, destino a que estão condenados muitos carros de hoje.
Mecanicamente, o City preserva o motor 1.5 16V, que ganhou o sistema FlexOne, que dispensa o tanque auxiliar de gasolina para partida a frio. Uma mudança importante é a troca da caixa automática anterior pela transmissão CVT, de variação contínua, que proporciona mais eficiência no consumo de combustível, mantendo o motor dentro da faixa ideal de rotação quase o tempo todo. Para quem não abre mão de costumes antigos e faz questão de trocar marchas, a nova transmissão tem sete velocidades de mentirinha e shift paddles (aletas atrás do volante) nas versões EX e EXL, as mais caras.
A suspensão é correta e agradável na estrada e a direção elétrica, leve nas manobras e firme em alta velocidade, transmite segurança ao dirigir. Em trechos de subida mais acentuados, o motor gira alto para manter a força, o que compromete todo o esforço feito pela Honda para reduzir o ruído interno. Como nem todo mundo mora em cidades cheias de ladeiras, isto pode não significar muito, porém.
Internamente, o City é confortável e bem resolvido, bem acabado, sem ser luxuoso, e traz uma novidade inédita entre carros nacionais: ar-condicionado digital com comandos touchscreen. A tecnologia é interessante, mas com o carro em movimento pode ficar até um pouco mais difícil acertar a regulagem do que com os sistemas convencionais.
Versões e equipamentos
Observação: os preços se referem a carros com pintura sólida. Para pintura metálica, há cobrança adicional.
City DX MT – R$ 53.900 (pintura sólida)
Rodas de aço aro 15” com calotas
Câmbio manual de cinco velocidades
Retrovisores, travas das portas e vidros elétricos
Áudio CD/MP3 player HFT
Direção elétrica EPS
Ar-condicionado manual
Painel de instrumentos com iluminação na cor âmbar
Airbags frontais
City LX CVT – R$ 62.900 (pintura sólida)
Grade dianteira e friso traseiro cromados
Rodas de liga leve aro 16” diamantadas
Retrovisores, travas das portas e vidros elétricos
Áudio CD/MP3 player com 4 alto-falantes
Direção elétrica EPS
Câmbio CVT
Ar-condicionado manual
Painel de instrumentos com iluminação na cor âmbar
Banco traseiro bipartido com descanso de braço central
Airbags frontais
City EX CVT – R$ 66.700 (pintura sólida)
Grade dianteira, maçanetas externas e friso traseiro cromados
Faróis de neblina
Retrovisores externos com luzes indicadoras de direção
Rodas de liga leve aro 16” diamantadas
Retrovisores, travas das portas e vidros elétricos
Direção elétrica EPS
Câmbio CVT com shift paddle
Ar-condicionado digital com comando touchscreen
Sistema multimídia com monitor de 5” e 8 alto-falantes HFT
Controle de áudio HFT no volante
Câmera de ré multivisão
Bluetooth
Piloto automático
Chave tipo canivete
Airbags frontais
City EXL CVT – R$ 69.000 (pintura sólida)
Grade dianteira, maçanetas externas e friso traseiro cromados
Faróis de neblina
Retrovisores externos com luzes indicadoras de direção
Rodas de liga leve aro 16” diamantadas
Retrovisores, travas das portas e vidros elétricos
Direção elétrica EPS
Câmbio CVT com paddle shift
Ar-condicionado digital com comando touchscreen
Sistema multimídia com monitor de 5” e 8 alto-falantes HFT
Controle de áudio HFT no volante
Câmera de ré multivisão
Bluetooth
Piloto automático
Bancos e volante de couro
Apoio de braço dianteiro central
Airbags frontais e laterais dianteiros
Publicado em 29/09/2014
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