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  • Modelos são porta de entrada para a eletrificação e não estão disponíveis no Brasil
  • Por J. Meditsch

    A Mercedes-Benz completou sua linha de vans totalmente elétricas com o lançamento das vans compactas EQT e da eCitan. Agora, todas as séries de vans da marca alemã contam com uma versão a bateria. Infelizmente, elas não são oferecidas no Brasil, onde a marca vende apenas a Sprinter.

    A nova EQT se destina ao uso familiar e o público voltado ao lazer e se posiciona como porta de entrada para os carros totalmente elétricos. A van é equipada com um motor de 90 kW, duas portas deslizantes, sistema de infotainment MBUX e vários sistemas de segurança e assistência. A bateria de 45 kWh pode ser carregada de 10 a 80 por cento com o carregador instalado de série no veículo em 38 minutos. A autonomia é de 282 quilômetros.

    A van elétrica compacta combina dimensões externas reduzidas com bastante espaço interno. Graças à instalação da bateria sob o assoalho, que proporciona proteção, baixo centro de gravidade e economiza espaço, ela oferece praticamente a mesma praticidade e flexibilidade interna que as versões da Classe T com propulsão convencional. A EQT tem 4.498 mm de comprimento, 1.859 mm da largura e 1.819 mm de altura. Uma versão com maior distância entre eixos será lançada mais adiante.

    Os compradores podem escolher entre três pacotes de equipamento pré-configurados.

    A autonomia fica em torno de 280 quilômetros e atende às necessidades de usuários comerciais que utilizam vans compactas para entregas e transporte de passageiros em áreas urbanas

    Os preços começam a partir de 49.444,50 euros (na Alemanha) com o pacote de equipamentos Advanced Plus. O veículo também é oferecido com os pacotes Premium e Premium Plus. Eles incluem vários itens adicionais de acabamento e serviços de conectividade.

    A eCitan em versão de carga é oferecida em duas versões, a mais compacta com 4.498 mm ou a mais longa com 4.922 mm. A versão Tourer para transporte comercial de passageiros será vendida inicialmente na versão mais compacta. A opção mais longa será lançada mais adiante, assim como uma opção Mixto, com configuração interna variável para carga e/ou passageiros.

    Dependendo do tipo, a autonomia fica em torno de 280 quilômetros e atende às necessidades deusuários comerciais que utilizam vans compactas para entregas e transporte de passageiros em áreas urbanas.

    A bateria de 45 kWh pode ser carregada de 10 a 80 por cento com o carregador instalado de série de 80 kW no veículo em 38 minutos. O capacidade de carga em peso e volume é comparável à dos modelos Citan com motores convencionais. A opção furgão comporta 2,9 metros cúbicos e até 544 quilos e a verão com maior distância entre eixos, 3,62 metros cúbicos e até 722 quilos.

    A eCitan custa a partir de 36.220 euros na versão compacta tipo furgão. Os preços da versão mais longa iniciam em 37.740 euros. A eCitan Tourer parte de 39.750 euros (todos os preços válidos para a Alemanha).

    Publicado em 19/06/2023


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