Home > Autoconhecimento > Fiat promove mostra sobre design italiano
  • Autoconhecimento
  • Fiat promove mostra sobre design italiano
  • Exposição na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, reúne carros icônicos criados na Itália e traz atrações paralelas, como cenas de filmes e corridas, mostra de miniaturas e até uma sala onde se pode ouvir o som de motores famosos
  • Por Jorge Meditsch

    Uma grande e variada exposição, em Belo Horizonte, celebra o design italiano. A mostra “Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano” acontece na Casa Fiat de Cultura, no centro da capital mineira.

    Como seria de esperar, o automóvel é o centro das atenções. O evento é uma ocasião única para conhecer de perto modelos históricos, parte de coleções particulares, que não costumam ser vistos nas ruas.

    Destaques

    A Carrozzeria Bertone é uma das casas de design presentes, representada pelo Alfa Romeo Giulia Sprint Special, de 1964, o belo Alfa Romeo Montreal, de 1971 e o clássico esportivo Lamborghini Miura 1969.

    Pininfarina, talvez a mais conhecida marca de encarroçadoras italiana, exibe na mostra o pequeno e simpático conversível Alfa Romeo Giulia Spider 1964, uma Ferrari Dino GT 246 de 1974 e a monumental Ferrari Testarossa de 1988.

    O estilista Giorgetto Giugiaro, um dos mais prolíficos designers no mundo, é autor do primeiro Volkswagen Golf e do Passat, além de inúmeros modelos da Fiat, como o Panda, o Uno e o Palio de segunda geração. Na exposição, está uma de suas obras mais conhecidas, o DeLorean DMC-12, celebrizado no filme De volta para o futuro, com a carroceria de aço inoxidável e portas asa de gaivota. Menos conhecido, há um Maserati Ghibli 1971, um dos modelos mais bonitos da história da marca.

    Variedade

    Várias salas especiais são dedicadas a outros temas. Numa delas, os apaixonados por carros podem ouvir o som de motores famosos – entre eles o das Ferraris 355, F40, F12tdf, 360 Challenge Stradale, e F50 e das Alfa Romeos 8C, 155 V6, 4C, Montreal V8 e Tipo 33 Stradale. Para quem gosta, é como música. Outra sala exibe trechos de filmes italianos, enquanto uma exposição de miniaturas ocupa um espaço à parte.

    Não faltam vídeos com momentos marcantes nas pistas de corrida, com cenas de duelos nas pistas protagonizados ícones como Alain Prost, Michael Schumacher, Nelson Piquet e Ayrton Senna.

    Informações

    A Casa Fiat fica no centro de Belo Horizonte e a exposição tem entrada franca

    A mostra “Beleza em Movimento” tem a curadoria do designer chefe da FCA no Brasil, Peter Fassbender, juntamente com Maddalena D’Alfonso.

    A exposição ficará aberta até o dia 3 de novembro, de terça a sexta-feira das 10h00 às 21h00 e, sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 18h00. A entrada é gratuita.

    Casa Fiat de Cultura

    Circuito Liberdade

    Praça da Liberdade, 10 - Belo Horizonte

    Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

    Informações

    (31) 3289-8900

    www.casafiatdecultura.com.br

    [email protected]

    Facebook: @casafiatdecultura

    Instagram:@casafiatdecultura

    Twitter: @casafiat

    Publicado em 18/08/2019


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados