Home > Autoajuda > Novo Ford Ka poderá chamar ambulância automaticamente em caso de acidente
  • Autoajuda
  • Novo Ford Ka poderá chamar ambulância automaticamente em caso de acidente
  • Sistema inédito no Brasil liga para o número 192 automaticamente caso o carro sofra um acidente grave
  • Por Jorge Meditsch

    A nova geração do Ford Ka, que será lançada no mês de agosto, contará com um sistema automático de chamada de emergência opcional inédito no país. A Ford escolheu lançar a tecnologia pioneira em seu novo modelo de entrada, contrariando a tendência normal da indústria de oferecer novos recursos inicialmente para os carros mais caros e luxuosos.

    O novo recurso de segurança é integrado ao sistema de conectividade SYNC e é programado para ligar automaticamente para o número de emergência 192, do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), em caso de acidente com o veículo, informando sua localização e conectando os passageiros ao atendente, caso eles estejam em condições de dialogar.

    Para acionar a assistência de emergência é preciso que um celular esteja pareado com o sistema SYNC no veículo, usando a conexão Bluetooth. Caso ocorra um acidente que provoque o acionamento dos airbags ou do sistema de corte de combustível – o que pode ocorrer em colisões traseiras ou capotamentos –, o SYNC realiza uma chamada automática para o serviço de emergência 192, o SAMU.

    A Ford optou por lançar a nova tecnologia em seu modelo de entrada, em vez de nos carros mais caros da marca

    O atendente do serviço receberá então uma mensagem introdutória, comunicando que houve um acidente e dando as coordenadas geográficas de localização do veículo, fornecidas via GPS. Em seguida, o microfone é aberto e o atendente pode falar com os ocupantes do veículo. Mesmo que estes estejam inconscientes ou impossibilitados de responder, as informações principais para o envio de uma equipe de resgate já estarão registradas.

    Uma vez instalado, o serviço é disponibilizado durante toda a vida útil do veículo, sem nenhuma cobrança de taxa. Ele não interfere no desempenho normal do celular e, por não contar com botão para a ativação manual, evita a realização de chamadas falsas.

    Para lançar a Assistência de Emergência SYNC no Brasil, a Ford buscou a parceria do Ministério da Saúde e realizou um trabalho de validação e testes junto com algumas unidades pré-selecionadas do SAMU, incluindo simulações de chamadas. No Brasil há 184 centrais de do SAMU, cobrindo cerca de 70 por cento do território nacional.

    A Ford criou também um treinamento on-line, disponível no site www.emergencyassistance.ford.com para todos que quiserem conhecer melhor o serviço, e fará a sua apresentação no Congresso Nacional do SAMU, na próxima semana em Brasília.

    Uma limitação do sistema, no Brasil, é o fato de não haver uma integração entre todos os sistemas públicos de assistência e resgate para acidentados no trânsito. Isto pode limitar a eficiência do serviço no caso, por exemplo, das vítimas de um acidente ficarem presas no veículo: o SAMU é um serviço de assistência médica, e suas unidades não dispõem de ferramentas nem pessoal especializado em remoção de feridos em situações que exijam, por exemplo, corte de partes da carroceria. Isto não ocorre em países como os Estados Unidos, onde o número 911 integra a polícia, bombeiros e serviços de ambulância nas mesmas centrais de atendimento.

    Publicado em 25/07/2014


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados