Home > Autodescoberta > Bruna: o sonho de Toni Bianco
  • Autodescoberta
  • Bruna: o sonho de Toni Bianco
  • Pela primeira vez o legendário autor de dezenas de carros cria um modelo para seu uso pessoal
  • Por Claudio Larangeira

    Toni Bianco, italiano, conhecido construtor de automóveis, sonhava desde menino ser o proprietário de um automóvel conversível para seu uso.

    No Brasil desde sua adolescência, Toni construiu mais de 50 modelos, entre carros de corrida, esportivos e até mesmo uma van. Aos 82 anos, ele decidiu construir seu automóvel conversível. Afinal, segundo ele, “um homem com mais de 80 anos, sem fazer nada, acaba morrendo antes do tempo”.

    Antes de mais nada, era preciso escolher um nome. Resolveu homenagear seus netos Bruna, Isabella, Giovanna e André, dando ao carro o nome de sua primeira neta.

    Para impulsionar seu conversível, Toni teve a ideia inicial de usar uma mecânica do Ford Fusion. Pesquisando descobriu que essa mecânica e suas peças tinham um custo muito alto e acabou optando por um conjunto do Hyundai I30, que comprou num desmanche.

    O nome Bruna é uma homenagem aos netos, na pessoa da neta mais velha. O desenvolvimento do carro levou mais de dois anos

    Seguindo seu método tradicional de trabalho, começou fazendo uma estrutura de arame, em miniatura, e durante dois anos e meio foi dando forma manualmente a chapas de alumínio de 1 milímetro de espessura, cuidadosamente soldadas por ele próprio.

    O chassi do Bruna segue parte do desenho do Fúria e do Bianco, o primeiro um vitorioso modelo de competição e o segundo um esportivo de estrada, também projetados por Toni no final da década de 1960. A suspensão dianteira é de competição e a suspensão traseira aproveita a dianteira do Hyundai. O sistema de direção usa uma caixa do Mercedes fabricado no Brasil. Os freios são ABS e a direção elétrica.

    Os vidros foram moldados especialmente e o painel e as rodas são do I30. A pintura foi feita Dibracam, concessionária Mercedes Benz e Volkswagen. Estofamentos, interior e bancos são da Rallye Design, do amigo Tony Perrone.

    “A Bruna é muito bonita e o carro também ficou”, arremata Toni. O Bruna, que na verdade é umroadster -tem o habitáculo descoberto -,será apresentado, neste sábado, dia 27 de maio, no MG Club Brasil, Rua Camilo, 803, Lapa, São Paulo.

    Veja mais fotos do Bruna na galeria.

    Publicado em 24/05/2017

    Galeria Relacionada 16/05/2017 - Bruna

    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados