Home > Notícias > Mercado de veículos pesados se sustenta em alta
  • Notícias
  • Mercado de veículos pesados se sustenta em alta
  • Vendas de caminhões e ônibus fecham o primeiro trimestre com crescimento de 12,5%
  • Por Redação AutoIndústria
  • Mercado de veículos pesados se sustenta em alta

    Vendas de caminhões e ônibus fecham o primeiro trimestre com crescimento de 12,5%

    PorRedação AutoIndústria|04/04/23

    “Os sinais de uma recuperação consistente já são visíveis. Basta lembrar que a alta acumulada no ano passado foi 23,4%”, resume Andreta Jr.

    Apesar de sinais de desaquecimento no mercado de veículos pesados em função da transição da legislação ambiental da fase 7 para 8 do Proconve, o acumulado de licenciamentos no primeiro trimestre fechou em alta de 12,45%. Se nos três primeiros meses da 2022, as vendas somaram 30,8 mil caminhões e ônibus, neste ano os emplacamentos alcançaram 34,8 mil unidades.

    Por segmentos, segundo balanço da Fenabrave apresentado na terça-feira, 4, o mercado de caminhões em março absorveu 9,3 mil unidades, alta de 19,7% em relação a fevereiro (7,8 mil), mas 7,3% menor na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando registrou 10,1 mil licenciamentos.

    Com o desempenho parcial do mês, a demanda do transportador de carga acumulou 27,4 mil caminhões, volume 2,6% superior ao anotado um ano antes, de 26,7 mil unidades.

    Para Andreta Jr, presidente da Fenabrave, as vendas aquecidas ainda se referem aos caminhões Euro 5, da geração anterior. “O mercado está se ajustando para absorver os veículos novos, mas o crédito segue seletivo e as condições de financiamento impactam o desempenho”, pondera em nota.

    Mercado de pesados mostra recuperação consistente

    O mercado de ônibus segue em retomada, ciclo identificado desde os últimos meses do ano passado. Apesar de bases de comparações muito baixas, os licenciamentos em março evoluíram 28,4% em relação a fevereiro, para 2,9 mil unidades, e 68,6% no confronto com o mesmo mês de 2022, quando registrou 1,7 mil emplacamentos.

    No acumulado até março, as vendas somaram 7,3 mil ônibus, 75,4% superior ao volume de um ano atrás, de 4,2 mil unidades. “Os sinais de uma recuperação consistente já são visíveis. Basta lembrar que a alta acumulada no ano passado foi 23,4%”, resume Andreta Jr.

    Publicado em 05/04/2023

    -


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados