Home > Colunas > Roda Livre > Roda Livre: despertar, agonia e derrota americana em casa
  • Roda Livre
  • Roda Livre: despertar, agonia e derrota americana em casa
  • A Honda deu o sopro inicial à sua fábrica latente de Itirapina, enquanto a Ford fecha São Bernardo. E japoneses e alemães derrotam os EUA em pesquisa doméstica
  • Por Jorge Meditsch

    A bela adormecida despertou: a Honda anunciou que colocará em funcionamento a dormente fábrica que construiu em Itirapina, no interior de São Paulo, e que até agora permanecia fechada, apesar de pronta para produzir.

    A fábrica começará produzindo o modelo Fit e, até 2021, irá concentrar toda a produção de automóveis da marca no Brasil. A fábrica de Sumaré, próximo a Campinas, continuará produzindo motores e outros componentes, além de sediar as áreas de Pesquisa e Desenvolvimento, distribuição de peças e a administração da Honda South America.

    A fábrica de Itirapina tem capacidade para produzir 120 mil veículos por ano. Ao contrário do que ocorre com a maioria das marcas presentes no Brasil, ela foi construída com recursos próprios da filial brasileira da Honda, sem recorrer a financiamentos. A empresa não costuma enviar seus lucros para a matriz e, ao longo dos anos, acumulou capital suficiente para erguer as novas instalações.

    Estado de coma

    A Ford F-150 salvou a honra americana, A picape vende cerca de um milhão de unidades por ano e é o modelo mais popular do país

    Enquanto isso, a Ford anunciou o fechamento de sua velha fábrica de São Bernardo do Campo, onde fazia caminhões e automóveis desde a década de 1960, quando comprou a operação da Willys Overland do Brasil. A marca americana, que começou a montar veículos no Brasil há mais de um século, vai continuar fazendo carros na Bahia, por enquanto.

    Interessados em comprar o imóvel e instalações produtivas podem procurar o governador João Dória, no Palácio dos Bandeirantes. Parece que, antes dele se oferecer como corretor, a Ford não tinha pensado na possibilidade de venda...

    Eixo Japão-Alemanha derrota EUA

    A pesquisa Top Pick da revista americana Consumer Reports, revelou suas indicações para dez segmentos do mercado norte-americano. A Toyota levou quatro indicações, todas com carros híbridos: os sedãs Avalon e Camry, o compacto Prius e o sedã Yaris iA. A também japonesa Subaru figurou com dois SUVs, o Ascent e o Forester. A coreana Hyundai teve indicado o SUV sub-compacto Kona e as alemãs Audi e BMW, respectivamente, o sedã A4 e o SUV X5. O prêmio de consolação para os americanos ficou restrito à imbatível picape Ford F-150, modelo mais vendido nos Estados Unidos há décadas.

    A Consumer Reports é uma publicação independente, que testa automóveis e outros tipos de produtos e não aceita anúncios ou subvenções de empresas.

    Publicado em 28/02/2019


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados