Home > Notícias > Giugiaro deixa a Giugiaro
  • Notícias
  • Giugiaro deixa a Giugiaro
  • O designer vendeu o restante da participação que tinha na empresa que leva seu nome à Volkswagen, que já controlava 91 por cento da companhia
  • Por Jorge Meditsch

    O designer italiano Giorgetto Giugiaro deixou a empresa que leva seu nome e hoje é controlada pela Audi. O projetista mundialmente famoso e seu filho, Fabrizio, venderam à fabricante alemã os 9,9 por cento de participação que ainda retinham na Italdesign Giugiaro SpA, que manterá seu nome.

    Entre os trabalhos de Giugiaro se destacam a primeira versão do Golf e do Passat, esta fabricada no Brasil. Ele também foi autor do design do Fiat Palio, veículo desenvolvido e lançado mundialmente pela filial brasileira da Fiat.

    Giugiaro anunciou na última sexta-feira sua demissão e a de Fabrizio do conselho diretor da Italdesign. Ele também renunciou à posição de diretor honorário.

    Um comunicado da Italdesign Giugiaro informa que Giorgetto Giugiaro, que tem 76 anos, deixou a empresa para se dedicar a “interesses pessoais”. Segundo a firma, a saída do fundador “não irá afetar o desenvolvimento da empresa”.

    Giugiaro criou em torno de 100 carros, além de desenvolver outros produtos, como a câmera Nikon F4 e até um formato especial de macarrão

    Pontos altos

    Giugiaro começou sua carreira aos 17 anos de idade. Antes de abrir sua própria empresa, em 1968, ele trabalhou para as encarroçadoras Bertone e Ghia, ambas com sede em Milão, na Itália.

    Diferentemente das duas empresas em que começou e de outras concorrentes, como a Pininfarina, a Italdesign se encarregou sempre do desenvolvimento do design, engenharia, protótipos e testes, sem se envolver na área da fabricação para seus clientes.

    Ao longo de quase 60 anos de atividade, Giorgetto Giugiaro criou perto de uma centena de automóveis. São destaques de sua autoria o Golf, o Passat, os Fiats Panda, Punto e Palio e o Audi 80. Ele também desenvolveu carros esportivos, entre eles os Alfa Romeos Alfetta GT e Brera, o De Tomaso Mangusta, Lotus Esprit, e os Maseratis Ghibli e Bora, além do Delorean.

    Menos conhecidos, mas igualmente criativos, são seus projetos em outras áreas, como uma embalagem para água mineral, a câmera Nikon F4 e até mesmo um inusitado formato para macarrão.

    Publicado em 02/07/2015

    - Giugiaro e o primeiro Golf


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados