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  • Mercedes Classe C: novidade vai além do estilo
  • A atual geração do Classe C, modelo mais vendido da Mercedes-Benz em todo o mundo, fez cinco anos e ganhou retoques visuais internos e externos. Mas sua novidade mais importante é o novo motor EQ Boost, com força extra elétrica
  • Por Jorge Meditsch

    O que era para ser um retoque visual de meia-vida do modelo mais vendido da Mercedes-Benz pode ter sido um marco tecnológico importante. A fabricante alemã aproveitou a ocasião para lançar uma nova tecnologia híbrida de auxílio aos motores a combustão. O novo conjunto eletromecânico está sob o capô da versão C200 EQ Boost e a novidade pode ser explicada sem muitas complicações: um motor elétrico conjugado ao motor a gasolina dá um impulso adicional ao carro nos momentos em a força é mais necessária, sem aumento de consumo e emissões.

    A Classe C continua sendo a série de modelos de maior sucesso da Mercedes-Benz em todo o mundo e o mercado brasileiro não é uma exceção. A última geração completou cinco anos e recebeu várias modificações estéticas e funcionais. O design externo e interno foi passou por uma ampla reconfiguração de estilo. Há um novo painel de instrumentos totalmente digital para os modelos C200 e superiores e os sistemas de assistência incorporam funções oriundas da Classe S.

    Os modelos da Classe C são montados no Brasil na fábrica da Mercedes em Iracemápolis, SP, com componentes importados.

    Empurrão elétrico

    A grande novidade do Classe C 2019, porém, está na versão C200 EQ boost. Nele, o motor traz um arranque-alternador unificado, batizado de BSG (do inglês Belt-Driven Starter/Generator) conjugado a um alternador e uma bateria de 48 volts.

    Ligado ao motor a gasolina por uma correia, o BSG ajuda o motor 1,5 litro, que já conta com substanciais 184 hp (o TSI 1.5 da VW, só para dar uma medida, tem 150 cv) com um “empurrão” de mais 14 hp. Na arrancada e nas retomadas, isso reduz o tempo de resposta até que o turbocompressor tenha desenvolvido sua pressão total.

    Nas reduções de velocidade, o arranque/alternador recupera energia cinética e recarrega a bateria de 48 V. A bomba d'água é movida a eletricidade – não “pesa” no motor e só é acionada quando necessário.

    Rodando no ECO, o motor com EQ Boost conta o modo de deslizamento (roda livre), em que o motor se desconecta da transmissão, com a vantagem adicional de ser totalmente desligado. Quando o motorista volta a pressionar o acelerador o motor é religado, de forma imperceptível. Outro truque para reduzir o consumo: quando a velocidade cai abaixo de um valor mínimo, como na aproximação de um sinal fechado, o trem de força é desacoplado e o motor desligado já antes do carro parar.

    Rodando

    Experimentamos o C200 EQ Boost num trecho misto, que incluiu na saída um percurso engarrafado dentro de São Paulo e, em seguida, uma condução mais tranquila na Rodovia dos Bandeirantes, onde a velocidade máxima permitida é de 120 km/h.

    Como já ocorria nas versões anteriores do Classe C, a condução é suave e agradável em qualquer velocidade. Com o novo motor, o C200 tem uma aceleração bastante dinâmica: é só pressionar o acelerador, mesmo no modo de condução ‘normal’ e ele se move agilmente, oferecendo como bônus um agradável som do escapamento. O torque adicional do motor elétrico é útil sobremaneira na arrancada, por estar totalmente disponível assim que ele é acionado.

    Um ponto sensível no modelo, para não ficar somente nos elogios: o espaço traseiro não é dos mais generosos. Se o passageiro da frente e o motorista forem altos, as pernas de quem vai atrás ficam apertadas. Além disso, se os passageiros de trás forem três, fica um tanto apertado.

    Mudanças externas

    As mudanças estéticas da Classe C ocorreram principalmente na dianteira e no design dos faróis e lanternas traseiras. O para-choques dianteiro foi modificado em todas as linhas. Ele apresenta um friso cromado (versões AVANTGARDE) ou um friso cromado triplo (versões EXCLUSIVE). As versões AVANGARDE, EXCLUSIVE e o C 43 AMG vem com faróis Full LED com novo design.

    A força do sistema auxiliar BDS é fornecida por um arranque/alternador de 48 volts

    Por dentro

    O console central da linha 2019 ganhou novo acabamento. No Exclusive é em nogueira marrom com poros abertos e no C 300 Sport e C 43 AMG, madeira cinza, também porosa. Há novas combinações de cores interiores.

    A função de partida KEYLESS-GO (sem chave) é standard para todos os modelos. O botão start/stop traz um novo design lembrando o rotor de uma turbina. A chave do veículo também apresenta um novo design.

    Display de instrumentos totalmente digital

    Nas versões C 200 e superiores, a nova Classe C traz um novo conceito de mostrador que inclui um conjunto de instrumentos opcional totalmente digital, que permite a opção entre três estilos de mostradores visualmente distintos: "Classic", "Sport" e "Progressive".

    Nas mesmas versões, o display central no formato 16:9 agora conta com tela de 10,25 polegadas e resolução de 1.920 x 720 pixels (standard com o sistema COMAND e opcional com o Audio 20). As informações são exibidas através de gráficos, acompanhando o texto junto ao item do menu Vehicle, por exemplo.

    Uma decepção é a tela não ser sensível ao toque. O acionamento das muitas funções tem que ser feito pela superfície de toque que fica sobre o console central. O Classe C também tem controles sensíveis ao toque no volante, que reagem a movimentos de arrasto como a tela de um smartfone e permitem controlar todas as funções do painel de instrumentos e o sistema de informação e entretenimento sem ter que tirar as mãos do volante.

    Versões e preços

    C 180 Avantgarde – R$ 187.900

    C 180 Exclusive – R$ 188.900

    C200 EQ Boost – R$ 228.900

    C300 Sport – R$ 259.900

    Todas as versões têm câmbio automático com nove marchas.

    Publicado em 22/10/2018

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