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  • Sandero, Logan e Stepway ganham câmbio CVT
  • Os modelos compactos da Renault passaram por uma ligeira modificação estética, principalmente na dianteira. Mas a novidade da linha 2020 é um bom câmbio CVT
  • Por Jorge Meditsch

    Mexida geral: Sandero, Logan e Stepway ganharam nova dianteira, com faróis cercados por um “C” formado pelas lâmpadas de condução diurna em LED. E mais alguns toques cromados. Nada que mude substancialmente a cara dos modelos, mas mudanças necessárias para dar um ar de novidade à linha 2020 da Renault brasileira.

    Na nova linha, a maior novidade é o câmbio automático de variação contínua (CVT). Essa transmissão é fornecida pela JATCO, fabricante de câmbios japonesa ligada à aliança Renault-Nissan. Nos três modelos, o CVT é associado ao bom e honesto motor 1,6 litro da Renault, e faz um bom trabalho. Evidentemente sem nenhum arroubo esportivo, ele explora bem as características do motor, que tem bom torque em baixas e médias rotações, assegurando uma boa tocada, especialmente no trânsito urbano.

    Na estrada, o trem de força não decepciona e seu comportamento tem um aspecto importante: nas retomadas e ultrapassagens, quando uma pisada forte no acelerador exige a redução na relação da transmissão, o câmbio obedece sem exagerar na rotação do motor e volta rapidamente à condição normal de uso assim que o motorista alivia a pressão do pé direito.

    Salto alto

    A adoção do câmbio CVT teve um custo estético. Como o novo câmbio se projeta um pouco para baixo do carro, a Renault teve que levantar a suspensão para evitar problemas de choques com lombadas, valetas e outros obstáculos comuns às ruas e estradas brasileiras. Assim, o Sandero e o Logan “cresceram” 40 milímetros, uma alteração claramente visível pela acentuada distância entre os pneus e a moldura das rodas.

    Se já não ficou muito bem no Sandero, que é um hatch, mais esquisita ficou no Logan, um sedã, tipo de carro que normalmente não é fabricado em versões metidas a aventureiras. Ainda bem que, apesar do visual estranho, o ‘salto alto’ não chega a prejudicar o comportamento dos carros, principalmente por não serem modelos destinados a serem pilotados no limite. Eles continuam obedientes nas curvas, apesar de uma ligeira inclinação a mais.

    Promoção

    Novidade foi a promoção do Stepway, que era uma versão enfeitada do Sandero, a modelo com identidade própria e três pacotes de equipamento: Zen, Intense CVT X-tronic e Iconic CVT X-tronic. A versão de entrada traz câmbio manual e as outras duas o novo CVT. O motor é sempre o mesmo, o 1,6 litro.

    A identidade do Stepway é garantida pelos trilhos no teto, para-choques mais largos, faróis e lanternas escurecidos, molduras negras nas rodas e adesivos diversos. O modelo sempre agradou ao público e vendeu bem – deve continuar assim.

    Os três mosqueteiros eram quatro...

    Talvez a obra mais conhecida do romancista francês Alexandre Dumas, “Os três mosqueteiros” conta as aventuras de Atos, Portos e Aramis, a serviço do rei da França. Mas, no final da história, os mosqueteiros eram quatro e o quarto, D’Artagan, o maior herói do grupo.

    O quarto mosqueteiro dos lançamentos recentes da Renault é o Sandero RS 2.0, uma versão mais esperta do hatch, com motor de dois litros importado, câmbio manual e suspensão mais firme. Outros detalhes diferenciados estão no acabamento, que inclui um para-choques dianteiro que o diretor de marketing da fábrica vê como inspirado na asa dianteira dos carros da Fórmula 1.

    RS são as iniciais de Renault Sport. O 2.0 RS é, efetivamente, mais vivaz que os outros Sanderos e, principalmente, tem melhor dirigibilidade. Mas o motor de dois litros não chega a lhe dar um nível de aceleração que se possa chamar de empolgante.

    Motores

    O Stepway deixa de ser uma versão aventureira do Sandero e passa a ter identidade própria

    Além do motor 1,6 litro, o Sandero e o Logan são oferecidos também, em suas versões de entrada (Life e Zen), com motor 1,0 litro conjugado a um câmbio manual. Com três cilindros, o 1.0 tem duplo comando de válvulas e atinge 82 cv (com álcool).

    A Renault afirma que os dois motores oferecidos tem tecnologia oriunda da experiência da marca na Fórmula 1.

    As muitas versões e seus preços

    SANDERO

    • Life 1.0 (R$ 46.990): quatro airbags (dois frontais e dois laterais), Isofix, direção eletrohidráulica, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, chave canivete e rodas de 15 polegadas.

    • Zen 1.0 (R$ 49.990) e Zen 1.6 (R$ 55.990): Todos da versão Life mais Media Evolution, comando satélite no volante, sensor de estacionamento, ajustes de altura do banco e volante, computador de bordo, alarme, vidros elétricos com “one touch” e Stop&Start (exclusivo motor 1.6 SCe manual).

    • Zen 1.6 CVT X-Tronic (R$ 62.990): Todos os itens da Zen manual mais câmbio automático CVT X-Tronic, controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em rampas (HSA), rodas de 16 polegadas Flexwheel e molduras nas caixas de roda.

    • Intense 1.6 CVT X-Tronic (R$ 65.490): Todos os itens da versão Zen CVT mais ar-condicionado automático, câmera de ré, faróis de neblina, vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos, piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e rodas de liga leve de 16 polegadas diamantadas.

    • R.S. 2.0 (R$ 69.690): Todos os itens da Zen manual mais assistente de partida em rampas (HSA); controle eletrônico de estabilidade (ESP), ar-condicionado automático, câmera de ré, retrovisores elétricos, vidros traseiros elétricos, piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e rodas de liga leve de 17 polegadas na cor preta diamantadas. A pintura branca é de série.

    LOGAN

    • Life 1.0 (R$ 50.490): quatro airbags (dois frontais e dois laterais), Isofix, direção eletrohidráulica, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, chave canivete e rodas de 16 polegadas.

    • Zen 1.0 (R$ 53.490) e Zen 1.6 (R$ 59.490): Todos da versão Life mais Media Evolution, comando satélite no volante, sensor de estacionamento, ajustes de altura do banco e volante, computador de bordo, alarme, vidros elétricos com “one touch” e Stop&Start (exclusivo motor 1.6 SCe manual).

    • Zen 1.6 CVT X-Tronic (R$ 66.490): Todos os itens da Zen manual mais câmbio automático CVT X-Tronic, controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em rampas (HSA), rodas de 16 polegadas Flexwheel e molduras nas caixas de roda.

    • Intense 1.6 CVT X-Tronic (R$ 68.990): Todos os itens da versão Zen CVT mais ar-condicionado automático, câmera de ré, faróis de neblina, vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos, piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e rodas de liga leve de 16 polegadas diamantadas.

    • Iconic 1.6 CVT X-Tronic (R$ 71.090): Todos os itens da Intense CVT X-Tronic mais bancos de couro, sensor de chuva e sensor de luminosidade.

    STEPWAY

    • Zen 1.6 (R$ 61.190): quatro airbags (dois frontais e dois laterais), Isofix, sensor de estacionamento, direção eletrohidráulica, ar-condicionado, alarme, faróis de neblina, chave canivete, rádio, Stop&Start e rodas de 16 polegadas Flexwheel.

    • Intense 1.6 CVT X-Tronic (R$ 70.990): Todos os equipamentos da versão Zen mais Media Evolution, controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em rampas (HSA), ar-condicionado automático, câmera de ré, vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos, piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e rodas de liga leve 16 polegadas diamantadas em dois tons.

    • Iconic 1.6 CVT X-Tronic (R$ 73.090): Todos os itens da Intense CVT mais bancos de couro, sensor de chuva, sensor de luminosidade e rodas de liga leve 16 polegadas diamantadas em dois tons.

      Publicado em 02/08/2019

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