Depois de muita expectativa, a Tesla apresentou na madrugada desta sexta (17), no Horário de Brasília, seu primeiro veículo elétrico destinado ao transporte de cargas. Trata-se de um caminhão de grande porte, chamado pelo codinome BAMF, que tem autonomia de até 804 km em rodovias e possibilidade de recarga para rodar até 640 km com 30 minutos plugado na rede elétrica, por meio de um carregador de alta voltagem.
A Tesla informa que o caminhão começa a ser produzido em série em 2019 e já abriu encomendas para o veículo, mediante sinal de US$ 5 mil (cerca de R$ 16,4 mil na conversão direta) - o preço final ainda não foi anunciado, mas a Tesla anuncia que, a cada 1,6 mil km rodados, o caminhão proporciona economia de US$ 200 mil (R$ 655 mil) com o combustível que deixou de ser gasto.
A fabricante diz que o seu veículo de carga também tem bom desempenho e cx (coeficiente aerodinâmico) 0,36, melhor que o do superesportivo Bugatti Chiron, que tem cx 0,38. Além disso, é capaz de acelerar de zero a 96 km/h em apenas cinco segundos, isso sem a carreta acoplada.
A cabine do caminhão traz o motorista em posição centralizada e ladeado por uma tela colorida de cada lado, exibindo todas as informações e comandos do veículo, que, como outros modelos da Tesla, conta com recursos semiautônomos de assistência à condução - o utilitário é capaz, por exemplo, de seguir automaticamente um caminhão líder em um comboio.
Publicado em 17/11/2017