Home > Notícias > Delphi mostra conceito de carro autônomo na Automec
  • Notícias
  • Delphi mostra conceito de carro autônomo na Automec
  • Empresa de autopeças desenvolveu conjunto de sensores e tecnologias, adaptadas em um Audi SQ5, para fazê-lo capaz de rodar sem motorista
  • Por Alessandro Reis

    Os carros autônomos são o assunto do momento e montadoras como Volkswagen, Ford e General Motors, para ficar apenas em algumas, projetam ter um veículo totalmente capaz de rodar sem um motorista por volta de 2020. Empresas de tecnologia como Google, Apple e Uber têm projetos nesse sentido, assim como Fornecedoras de autopeças, como a Bosch, que mês passado anunciou parceria com a Mercedes-Benz para desenvolvimento de veículos robotizados.

    Tecnologia da Delphi permite que veículos 'conversem' entre si

    A Delphi, que também fornece componentes para uma série de montadoras, vai mostrar um protótipo de carro autônomo na Automec, feira de autopeças, equipamentos e serviços aberta ao público desde ontem (25) e que vai até o próximo sábado (29) na capital paulista (mais informações no site http://www.automecfeira.com.br).

    Chamado de Delphi RoadRunner, o carro reúne um conjunto de sensores, radares, câmeras e software que permitem ao veículo rodar sozinho, com foco na segurança ativa. No caso, trata-se de um Audi SQ5 adaptado, que conta, inclusive, com Lidar, sistema de radar a laser que permite detectar objetos no entorno do veículo com mais precisão.

    De acordo com a Delphi, o veículo exposto na Automec é aprimorado em relação ao modelo exposto anteriormente, contando com tecnologia V2E (vehicle to everything), que literalmente conecta o carro ao seu redor, tornando-o capaz de "reagir" a movimentos inesperados de outros veículos, como a famosa "cortada" no trânsito, receber informações de tráfego para encontrar a melhor rota e até detectar celulares próximos, alertando sobre eventuais pedestres distraídos com os olhos no seu smartphone.

    Publicado em 26/04/2017


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados