Home > Notícias > Subsidiária do Google inicia testes com carros sem motorista nos EUA
  • Notícias
  • Subsidiária do Google inicia testes com carros sem motorista nos EUA
  • Waymo anuncia que começará a colocar para rodar em vias públicas carros totalmente automatizados e sem ninguém ao volante
  • Por Alessandro Reis

    A Waymo, empresa vinculada ao Google responsável pelo desenvolvimento de tecnologias de condução autônoma, anuncipou que vai começar a testar em vias públicas protótipos totalmente robotizados, sem motorista ao volante, na região metropolitana de Phoenix, no estado norte-americano do Arizona. A grande parte das empresas envolvidas autônomos, incluindo a Waymo, conduzem os testes sempre com um funcionário no banco do condutor para assumir o volante em caso de falha ou emergência.

    Essa limitação se dá basicamente por conta de restrições legais, ainda em vigor na maioria dos estados norte-americanos, que obrigam a presença de um motorista humano a bordo para caso de necessidade - o Arizona, no caso, é um dos que derrubou essa exigência.

    Empresa consuz pesquisas na área desde 2009

    A Waymo, que desde 2009, ainda com o nome Google, desenvolve condução autônoma, afirma que está tecnicamente preparada para essa nova fase e que, na hipótese de alguma falha dos veículos - unidades adaptadas da minivan híbrida Pacifica, da Chrysler -, os carros são capazes de se dirigir até uma parada segura de forma automática.

    Pessoas que já se inscreveram nas etapas iniciais do programa da Waymo para autônomos serão convidadas para utilizar as Pacificas como passageiras, sentadas no banco traseiro, nos próximos meses.

    A empresa afirma que já rodou mais de 5,6 mil km em protóripos autônomos ou semiautônomos nos últimos oito anos, em mais de 20 mil situações de tráfego diferentes, sem contar os testes realizados em simuladores, que percorrem virualmente uma distância diária superior a 32 mil km.

    Publicado em 08/11/2017


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados