Home > Notícias > Ford diz que carro 100% autônomo não chega antes de 2026
  • Notícias
  • Ford diz que carro 100% autônomo não chega antes de 2026
  • Meta de 2021 contempla veículos com recursos avançados de autonomia de nível 4, ainda não completamente robotizados
  • Por Alessandro Reis

    Quem ficou animado em comprar um carro autônomo da Ford em 2021, ano em que a montadora promete lançar seu primeiro carro totalmente capaz de rodar sem um motorista ao volante, vai ter de colocar as barbas de molho.

    Segundo declaração de Ken Washington, vice-presidente de pesquisa e engenhara avançada da companhia, durante evento nos arredores de Detroit (EUA), que ele não espera ver um carro da Ford 100% autônomo nas concessionárias antes de 2026 e, talvez, não antes de 2031.

    Montadora é uma das que mais avançou nas pesquisas de autônomos

    Washington prosseguiu, esclarecendo que a meta de 2021 contempla veículos com recursos avançados de autonomia de nível 4, ainda não completamente robotizados, e que estarão disponíveis em sistema de compartilhamento, disponível em frotas, possivelmente em um esquema de chamadas por aplicativo, como acontece com Uber, Cabify e outras start-ups.

    O executivo lembrou que veículos 100% autônomos não requerem apenas câmeras e sensores embarcados, além de uma central eletrônica potente para processar os dados, mas as vias públicas também terão de ser adaptadas com sensores e outros recursos para tudo funcionar com segurança suficiente para a venda ao consumidor final.

    Apesar da postura contida e cautelosa, a Ford é hoje a empresa mais avançada em pesquisa e desenvolvimento dentre as grandes montadoras, de acordo com relatório recentemente divulgado pela empresa de consultoria Navigant Research. No levantamento, a marca aparece logo à frente da General Motors, seguidas por Renault-Nissan e Daimler, dona da Mercedes-Benz.

    Publicado em 03/07/2017


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados