Home > Notícias > Uber começa a testar atendimento com carros semiautônomos nos EUA
  • Notícias
  • Uber começa a testar atendimento com carros semiautônomos nos EUA
  • Serviço começa a ser oferecido em fase beta na cidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, com 4 unidades do Ford Fusion modificadas
  • Por Alessandro Reis

    O Uber, serviço de transporte individual por aplicativo, começou a testar o atendimento com carros semiautônomos, em fase beta, na cidade de Pittsburgh, no estado norte-americano da Pensilvânia. A nova modalidade, chamada de Self-Driving Uber, começa disponibilizando quatro veículos aoos passageiros - são unidades modificadas do Ford Fusion, que trazem no teto um conjunto de sensores que permitem ao veículo identificar obstáculos, faixas de trânsito e placas para rodar por conta própria.

    Os "olhos e ouvidos" dos carros do Self-Driving Uber são formados por câmeras, lasers fixos e giratórios, GPS e outros componentes. Apesar de toda essa parafernália, a exemplo do Autopilot da Tesla, o veículo obrigatoriamente segue com um motorista ao volante, que assume a direção sempre que for necessário intervir. O modo semiautônomo é ativado e desativado por meio de um botão no console central. O passageiro também conta com um botão no banco traseiro para interromper a viagem, caso sinta-se inseguro.

    Carros do Uber conseguem rodar sozinhos, mas um motorista está a bordo para assumir o volante se necessário

    Pittsburgh não foi escolhida por acaso nessa fase ainda experimental. É lá que fica o centro de tecnologia criado pela Uber para desenvolver recursos como a condução autônoma. Em um momento inicial, menos da metade das ruas da cidade está mapeada pela empresa, sendo que no restante o motorista precisa estar sempre no controle.

    O novo serviço foi avaliado por jornalistas de mídias como os jornais The New York Times e o blog Engadget, que, em linhas gerais, elogiaram o comportamento dos Fusion modificados, que realizaram curvas e frenagens de forma suave e gradual e não se envolveram em acidentes de trânsito.

    O programa de carros autônomos da Uber será ampliado até o fim do ano graças a uma parceria recentemente firmada com a Volvo, que prevê cerca de cem unidades adaptadas do XC90 destinadas a rodar também em Pittsburgh. Atualmente, ainda não existem no mercado veículos totalmente autônomos, que não necessitam de motorista em nenhuma situação. Os primeiros modelos com essa capacidade devem ser lançados comercialmente por volta de 2020.

    Publicado em 14/09/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados