Home > Notícias > Renault antecipa imagens do novo Twingo
  • Notícias
  • Renault antecipa imagens do novo Twingo
  • Compacto urbano foi redesenhado, ganhou motor traseiro e visual inovador
  • Por Ricardo Panessa

    A Renault está reinventando o Twingo. O modelo, que foi lançado há vinte anos e revolucionou o segmento dos carros compactos, será apresentado oficialmente –e totalmente—no dia próxima dia 04 de março, no Salão de Genebra, mas a montadora já está distribuindo fotos do novo modelo, muito inovador e lúdico, desde o dia 14 deste mês.

    O projeto do modelo atual foi originado em parceria com a Daimler. Em 2008, os engenheiros e designers da Renault decidiram criar o futuro Twingo, recuperando o espírito de inovação característico do modelo original, criado em 1992. O objetivo era criar um pequeno veículo urbano com muito conforto, agilidade e medidas reduzidas. Assim nasceu a ideia de uma arquitetura com motor traseiro.

    Foi neste contexto que os caminhos da Renault e da Daimler se cruzaram. Esta última estava em meio ao processo de desenvolvimento de seus futuros Smart de 2 e 4 lugares. Após vários intercâmbios, as duas empresas assinaram um acordo de cooperação estratégica em 2010, oficializando o lançamento do projeto de desenvolvimento conjunto do Novo Twingo e dos futuros Smart de 2 e 4 lugares.

    Motor traseiro – De forma inovadora, o novo Twingo foi desenvolvido para utilizar motorização traseira. Segundo os engenheiros das duas montadoras, a grande vantagem para um pequeno veículo urbano, a mudança do motor para a traseira deixou mais espaço para o eixo dianteiro e permitiu melhorar bastante o raio de giro. O Novo Twingo tem uma manobrabilidade surpreendente, podendo ziguezaguear pela cidade e ser estacionado com apenas algumas voltas do volante.

    A arquitetura com motor traseiro também beneficiou o espaço interno. Com um bloco dianteiro menor e rodas localizadas em cada um dos quatro cantos, o Novo Twingo tem distância entre eixos e conforto de um modelo de segmento superior.

    Dando seguimento aos carros-conceito Twin’Z e Twin’Run, mostrados pela primeira vez em 2013, o Novo Twingo exibe uma personalidade forte, reforçada por uma paleta de quatro cores ´pops`, cheias de energia: azul claro, branco, amarelo e vermelho. O veículo urbano proporciona ainda mais funcionalidade ao oferecer, pela primeira vez, carroceria com cinco portas.

    Publicado em 18/02/2014


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados