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  • O novíssimo Uno traz duas novidades tecnológicas: novos comandos para o câmbio Dualogic e função Start/Stop. Mas nenhuma versão inclui as duas juntas
  • Por Jorge Meditsch

    Nada anda mais gasto do que o adjetivo “novo”. Talvez por isso, “nova fase” talvez defina melhor o que acontece com o Novo Novo Uno. O hatch compacto da marca ítalo-mineira passou por uma revisão geral, incluindo algumas mudanças no visual e a introdução de duas novidades: o sistema Stop/Start e a nova evolução do câmbio automatizado Dualogic.

    Uma pena que as duas inovações técnicas tenham alcance restrito: a primeira só é oferecida na versão Evolution e o câmbio automatizado, que ganhou um inédito comando por botões posicionado no console, com trocas manuais possíveis apenas pelas borboletas no volante, está apenas no Uno Way. Interessado? Faça sua escolha: não é possível ter as duas juntas.

    Uma importante ferramenta para aumentar a economia de combustível, o sistema Start/Stop desliga automaticamente o motor quando o carro para, como nos semáforos e engarrafamentos, dando a partida automaticamente assim que o motorista pisa novamente na embreagem. A eficiência do recurso é tanto maior quanto pior for o trânsito: em grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e outras capitais brasileiras cronicamente engarrafadas, a redução no consumo pode ficar por volta de vinte por cento. Ou seja, um tanque inteiro a cada cinco abastecimentos.

    Vale a pena e a Fiat, que lança o Start/Stop pioneiramente no Brasil deveria expandir logo sua disponibilidade, assim como suas concorrentes.

    O câmbio Dualogic continua em plena evolução, cada vez mais bem educado, sacudindo menos os ocupantes do carro nas trocas de marchas. Cassa muito bem com o motor 1.4 do Uno, que tem bom torque em baixas rotações. O novo sistema de comando, sem alavanca – segundo a Fiat, inspirado na Ferrari – é fácil de operar. Se o motorista quiser trocar as marchas pessoalmente, pode usar as borboletas detrás do volante. Uma pena que o console central não tenha sido muito modificado, talvez devido à alavanca do freio de mão. O carro ganharia em conforto sem ele. O preço do Dualogic, que é opcional, é R$ 2.700,00.

    Mudanças fisionômicas

    Apesar de várias, as alterações visuais do Uno 2015 não mudaram sua imagem característica. O carro traz novos faróis, lanternas, capô, grade superior, para-choques e para-lamas dianteiros. As lanternas têm elementos inspirados nos quadrados com cantos arredondados que caracterizam o estilo do carro, bastante interessantes. O mesmo acontece com as rodas de liga, que têm um estilo muito próprio.

    A traseira mudou bastante e, na versão Sporting, traz para-choques com um difusor e escapamento central duplo que dá ao carro um ar esportivo muito além de sua discreta capacidade atlética. As lanternas traseiras, dominadas pelos quadrinhos, são destaque.

    Interior

    O sistema Start/Stop permite economizar até 20 por cento do combustível. Quanto pior o trânsito, maior sua vantagem

    As mudanças internas incluem uma nova textura para o painel frontal e painéis das portas com as letras da palavra UNO, espalhadas aleatoriamente, bem miudinhas. As saídas de ar centrais agora são verticais e ficam dos lados do rádio. O quadro de instrumentos mudou bastante e traz um novo display de LCD de 3,5”, que pode mostrar em desde o nível de combustível e temperatura do motor, até informações para troca de marcha, mensagens da tecnologia Start&Stop, câmbio Dualogic, do rádio e da conexão Bluetooth.

    Os comandos dos vidros elétricos (inclusive os traseiros) agora estão nos painéis das portas.

    Sete versões

    A gama completa do Uno começa pela versão de entrada, a Vivace, que nada mudou e é oferecida com duas ou quatro portas. Duas novas estão entrando, a Attractive 1.0 e a Evolution 1.4. Além delas há o Uno Way (1.0 e 1.4) e a versão topo de linha, Sporting 1.4. Todas com quatro portas e motorização flexível. A estas cinco somam-se as duas versões Uno Vivace 1.0 Flex (de duas e quatro portas), que mantêm a carroceria atual, mas também já são linha 2015.

    Preços – básicos e reais

    Vivace 2 portas – R$ 26.300

    Vivace 4 portas – R$ 28.500

    Attractive 1.0 – R$ 30.990

    Way 1.0 – R$ 31.490

    Way 1.4 – R$ 34.990

    Evolution 1.4 – R$ 34.990

    Sporting 1.4 – R$ 36.650

    É importante notar que dificilmente o comprador irá levar o carro que deseja pelos preços sugeridos. O que acontece é que muitos dos sistemas e funções mais atraentes do carro – e até coisas básicas nas versões médias ou superiores, como ar-condicionado – são opcionais. O ar-condicionado custa R$ 3.000, o sensor de ré, R$ 525 e o conjunto de rádio e retrovisores com rebatimento automático, R$ 1.420. O pacote Control, que traz coisas simples, como alarme, chave canivete e vidros traseiros elétricos custa R$ 1.050. Em suma, para dotar o carro de confortos básicos, serão precisos pelo menos uns R$ 5.000 a mais.

    Publicado em 04/09/2014

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