Home > Autoavaliação > O pequeno Mobi
  • Autoavaliação
  • O pequeno Mobi
  • Carro para uso urbano, o Mobi tem projeto brasileiro e chega em seis versões
  • Por Jorge Meditsch

    Um carro pequeno, econômico e ideal para transportar dois adultos com relativo conforto. A proposta do Fiat Mobi não é nova – a própria Fiat tem como parâmetro no segmento o Cinquecento. A novidade é que o Mobi seria, em tese, uma opção mais barata, voltada para as necessidades e possibilidades dos motoristas brasileiros, sobretudo os residentes em grandes cidades.

    O Mobi foi desenvolvido totalmente no Brasil, sobre a plataforma do Uno. Apesar disso, ele tem uma arquitetura própria, que vai do assoalho ao monobloco. Do Uno, aproveita o trem de força e componentes da suspensão, estes modificados para se adequarem ao modelo, que é mais curto e mais alto.

    Esteticamente, o Mobi adota linhas que lembram os SUVs. Sua dianteira é dinâmica, com faróis artificialmente alongados esticando-se pelas laterais do capô quase até a altura do para-brisa. Na traseira, o item dominante deveria ser a tampa de vidro do porta-malas – um item que a Volkswagen eliminou do up! brasileiro -, mas o que mais se destaca são as lanternas, altas e saltadas, que também invadem a lateral.

    O interior reflete o tamanho do carro. Na frente, o espaço é bom para dois adultos, embora os bancos tenham os assentos muito curtos, o que não é bom para grandes jornadas. A posição para dirigir é razoável, embora não haja ajuste para a posição do volante. O painel de instrumentos adota uma tela central de cristal líquido, que lhe dá um ar antiquado.

    Atrás, o ponto positivo é a boa abertura das portas, que facilita o acesso. Mas o espaço para pernas e a largura do banco não são convidativos para adultos. Aliás, nem existe apoio de cabeça para o passageiro do meio. Para duas crianças, tudo bem.

    O porta-malas foi destacado pela Fiat como um dos pontos altos do carro. Ele conta com uma caixa sob o assoalho, que permite levar de forma protegida e organizada compras ou objetos não muito grandes. O espaço total para bagagem pode ser ampliado com o rebatimento parcial ou total dos encostos do banco traseiro.

    Rodando

    Experimentamos o Mobi num curto passeio por ruas e avenidas de São Paulo, num horário de bastante movimento, em torno das 9 horas da manhã. No trânsito intenso, ele correspondeu bem à sua proposta de veículo urbano. Curto e leve, ele manobra bem e se imiscui pelos espaços disponíveis com desenvoltura. O veterano motor 1.0 de quatro cilindros tem fôlego suficiente para impulsionar o carro sem problemas no meio do tráfego. O câmbio também é bom, com relações adequadas e engates macios.

    Quem quiser maior desempenho, aguarde um pouco. Possivelmente dentro de alguns meses, a Fiat oferecerá a opção de um três-cilindros, também de um litro, mais potente e econômico, seguindo a tendência do mercado.

    Conectividade

    Falando em tendência, a Fiat não escapou de mostra como destaque do Mobi um novo sistema de integração entre o carro e os telefones celulares. É possível, mediante um aplicativo, transformar um smartfone numa tela central posicionada sobre o console, capaz de mostrar várias funções do carro ao mesmo tempo em que também disponibiliza os aplicativos normais do aparelho. O recurso só estará disponível a partir de junho.

    O veterano e econômico motor 1.0 de quatro cilindros cumpre bem seu papel. A versão com três cilindros e tecnologia mais moderna deve ser oferecida dentro de algum tempo

    Versões e preços

    O Mobi está sendo lançado em seis versões: Easy, Easy On, Like, Like On, Way e Way On. A ideia da fábrica foi oferecer modelos com pacotes de equipamento mais ou menos completos, reduzindo a necessidade de opcionais dentro de cada orçamento. O comunicado da fábrica as descreve assim:

    Mobi Easy (R$ 31.900) - A versão Easy apresenta como principais itens de série: banco traseiro bipartido, para-choques pintados na cor da carroceria, Lane Change, ESS, rodas de 13 polegadas com calotas, retrovisores com comando interno e para-sol com espelho para o passageiro. Como opcionais há ar quente e o pacote Functional, composto por vidros dianteiros e travas elétricas, limpador e desembaçador do vidro traseiro e predisposição do rádio.

    Mobi Easy On (R$ 35.800) - Em relação à Easy, ganha de série o ar-condicionado, direção hidráulica e volante com regulagem de altura, além das rodas de 14 polegadas. Esta versão não possui opcionais.

    Mobi Like (R$ 37.900) - A configuração Like traz o conteúdo da Easy On, com o acréscimo de vidros e travas elétricas, predisposição de rádio, computador de bordo, chave telecomando, console central longo com porta copos para os passageiros do banco traseiro, limpador e desembaçador traseiro, cintos de segurança dianteiros ajustáveis em altura, maçanetas e retrovisores externos pintados na cor da carroceria, grade dianteira pintada em preto brilhante, comandos internos para abertura do bocal de combustível e do porta-malas, revestimento do porta-malas e Cargo Box. Os opcionais são os dois sistemas de som, rádio B7 e o Fiat Live On, ambos acompanhados de alarme e comandos no volante.

    Mobi Like On (R$ 37.900) - Somam-se à versão Like rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina, banco do motorista com regulagem de altura, retrovisores elétricos com Tilt Down e repetidores de direção, kit Comfort (apoio para o pé esquerdo do motorista, porta-óculos e alças de segurança), sensores de estacionamento, tecidos diferenciados em duas cores com costuras brancas, alarme e rádio B7 com comandos no volante. Não há opcionais.

    Mobi Way (R$ 39.300) - A versão Way traz todos os itens da opção Like e diferenciais “aventureiros”, como as barras longitudinais de teto, para-choques exclusivos e as molduras nas caixas das rodas, que são de 14 polegadas, além das suspensões mais elevadas. Os opcionais são os dois sistemas de som, rádio B7 e o Live On, ambos acompanhados de alarme e comandos no volante.

    Mobi Way On (R$ 43.800) - A configuração Way On completa a gama do Fiat Mobi. Ela repete o visual da Way e o conteúdo da Like On, com a adição de rodas de liga leve de 14 polegadas com desenho próprio e o console de teto com porta-objetos e espelho adicional.

    Publicado em 19/04/2016

    Galeria Relacionada 18/04/2016 - Fiat Mobi

    divulgação -


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados