A Kia foi pioneira no Brasil ao lançar o motor 1.0 de três cilindros e 80 cv que equipa o Picanto e em seguida foi adotado também pela co-irmã Hyundai no HB20. A tendência de downsizing, ou seja, de reduzir o peso e o tamanho do propulsor para maior eficiência energética, veio para ficar e, recentemente, marcas como Volkswagen, a Ford e a chinesa Chery também entraram na onda dos tricilíndricos. Na Europa, a Kia vai mais longe e vai apresentar no Salão de Genebra (Suíça), de 5 a 15 de março, uma versão do hatch médio Cee'd (leia-se Cerato Hatch ou Hyundai i30 com o logotipo da Kia) com motor 1.0 de três cilindros.... turbo. Com a sobrealimentação, esse propulsor compacto tem energia de sobra para impulsionar o Cee'd, segundo a Kia, com uma potência de 118 cv e torque de 17,55 kgfm - números próximos do motor 1.6 flex que já equipa o Cerato vendido por aqui, que rende 128 cv e 16,50 kgfm.
Publicado em 23/02/2015