Ao apresentar a versão esportiva Type R do Civic europeu no Salão de Genebra (Suíça), aberto ao público até este domingo (15), a Honda sinalizou que vai investir cada vez mais em motores turbo nos seus futuros lançamentos - o Type R traz sob o capô um propulsor 2.0 turbinado com injeção direta de combustível que rende 310 cv.
Ao menos nos mercados europeu e norte-americano, a próxima geração do Civic convencional, sedã de quatro portas, deverá também entrar na onda do turbo, que permite reduzir o tamanho do motor com mais economia de combustível e maior desempenho.
São fortes as especulações de que o Civic terá um motor 1.5 sobrealimentado por turbina que deve ser anunciado até o fim deste ano no exterior, com potência semelhante ou até superior que os 140 cv das versões 1.8 atuais e os 155 cv das configurações 2.0 vendidas no Brasil, ambas aspiradas. O novo motor deverá ser produzido para o mercado norte-americano na planta de Anna, no estado de Ohio, para a qual a Honda recentemente anunciou um investimento de US$ 340 milhões (aproximadamente R$ 1 bilhão).
Publicado em 13/03/2015