Um carro interessante, que deverá ajudar a Mercedes-Benz a ampliar suas vendas e conquistar novos clientes. Definido pela fabricante como um utilitário esportivo, o GLA poderia ser melhor classificado como uma perua – ou „station“, como preferem os profissionais de marketing. Não que isto lhe tire os méritos e a atratividade.
Visualmente, o novo modelo, quarto da série de carros compactos da Mercedes, traz a dianteira característica da nova Classe A, com características bastante dinâmicas. A mesma linha é observada no perfil. Já a traseira tem um design onde domina a imponência: visto de trás, o GLA aparenta ter um porte muito maior do que o real.
Internamente, o novo Mercedes também segue a linha adotada no hatch Classe A e no sedã CLA. Bom acabamento, como é de se esperar da marca, linhas razoavelmente limpas e muito bom gosto. Como nos outros dois modelos da linha A, a nota dissonante é a tela multifuncional protuberante no painel, sobre o console central, que parece um acessório fora do projeto.
Bancos confortáveis, painel de instrumentos bem resolvido e o volante multifuncional cumprem as expectativas. O posicionamento para o motorista é muito bom e, quem gosta de olhar de cima, pode elevar a altura do banco. O câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas é operado por uma pequena alavanca na coluna da direção, o que gera mais espaço na área entre o motorista e o passageiro.
Rodando
O GLA é agradável de dirigir, principalmente em percursos urbanos. O motor turbo 1,6 litro tem 156 cv e bom torque em baixa rotação e sua eficiência é potencializada pela rápida e bem escalonada transmissão de dupla embreagem. As marchas inferiores são bem curtas e mal o carro arranca já está utilizando a terceira ou quarta, para maior economia. As mais altas são bem longas, para reduzir o consumo em velocidades maiores. Quem se acha mais inteligente que o computador que comanda o câmbio pode trocar as marchas a seu critério, usando as borboletas no volante.
Na estrada, o carro anda bem, mas seria ainda melhor se contasse com alguma potência a mais. O motor, já bastante econômico, tem sistema stop-start, que reduz impressionantemente o consumo de combustível nas grandes cidades. A direção e suspensão são impecáveis, tornando a condução fácil e agradável. Falando em suspensão, este é um ponto em que fica claro que o GLA não tem vocação off-road, apesar da Mercedes afirmar que é seu quinto SUV: com menos de 14 cm de distância livre do solo, ele não está apto a enfrentar terrenos muito desafiadores, com valetas e facões.
Nosso contato com o carro incluiu um pequeno trecho de terra, no perímetro do terreno onde será construída a nova fábrica da Mercedes, em Iracemápolis, interior de São Paulo. Foi divertido experimentar o carro na terra, mas felizmente a estradinha era bem compactada e, afora algumas ondulações que permitiam uma sensação de decolagem, não apresentava obstáculos de qualquer natureza.
Versões e preços
O GLA chega ao Brasil em três versões iniciais: GLA 200 Advance, GLA 200 Vision e GLA 200 Vision Black Edition, que diferem pelo equipamento disponível. Todas elas, porém, contam com o sistema de estacionamento automático Active Parking Assist, que permite estacionar em vagas paralelas ou perpendiculares.
As versões GLA 200 Vision e Vision Black Edition tem teto solar panorâmico e rodas de liga leve de 18 polegadas, com design diferenciado (as do Advance são de 17 polegadas). O GLA 200 Vision Black Edition é uma edição especial tem as rodas de liga leve e os retrovisores pretos, além de pedais em alumínio com cravos de borracha.
A chegada às concessionárias está prevista para outubro e os preços são os seguintes:
GLA 200 Advance – R$ 132.900,00
GLA 200 Vision – R$ 149.900,00
GLA 200 Vision Black Edition – R$ 152.900,00
Especificações técnicas
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GLA 200 Advance GLA 200 Vision
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Cilindrada (cm³) O motor 1.6 turbo tem 156 cv e prima pela eficiência. A economia é potencializada pelo câmbio automático de sete marchas e pelo sistema stop-start, extremamente eficaz no anda-e-para das grandes cidades
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1.596
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Potência (cv/rpm)
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156 / 5.300
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Torque máx. (Nm/rpm)
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250 / 1.250 - 4000
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Aceleração 0-100 km/h (s)
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8,8
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Velocidade máxima (km/h)
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215*
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Peso (kg)
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1.435 1.4351.435
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Pneus
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235 / 50 R18
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Capacidade do porta-malas (L)
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421
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Tanque de combustível (L)
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50/6
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Dimensões (mm) Comprimento Largura Altura
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4.417 2.022 1.494
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Publicado em 22/09/2014
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