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  • Para continuar competitiva no segmento mais disputado da categoria premium, a marca alemã traz dois novos modelos para o Brasil
  • Por Jorge Meditsch

    Mercedes reforça linha para a briga dos SUVs

    Se os SUVs são hoje os modelos mais ambicionados do mercado, a guerra pela preferência dos compradores adquire um porte nunca visto anteriormente no segmento dos veículos premium. Dona de uma gama bastante ampla de jipões, a Mercedes-Benz vem se esmerando a cada mudança de modelo ou novo lançamento.

    As novidades que a marca alemã está trazendo para o Brasil neste início de ano são o GLC 250 – sucessor do GLK – e o novo GLE Coupé, um SUV de grande porte, com linhas mais fluidas do que a média da categoria.

    O GLC 250

    O GLC chega em duas versões, GLC 250 4MATIC e GLC 250 4MATIC Sport. Como os nomes indicam, ambas contam com tração integral permanente, que dá ao modelo uma boa capacidade off-road (limitada pelos pneus mais voltados ao uso em caminhos razoavelmente pavimentados). A suspensão pneumática adaptativa é outro ponto alto do carro.

    Todos esses sistemas, além do motor, são coordenados pelo Dynamic Select, recurso que oferece ao motorista cinco opções de regulagens combinadas, que interferem na direção, transmissão, motor e suspensão para adequar o carro a diversas condições de terreno e condução.

    Estilo

    O GLC tem um design bastante limpo, fugindo um pouco das linhas rebuscadas que vêm sendo usadas por outros fabricantes na tentativa de tirar dos SUVs a cara de foras-de-estrada. A nova dianteira não deixa dúvidas quanto à sua vocação intrínseca, marcada por linhas mais retas no capô e pelo balanço curto e para-choques elevado.

    Evidentemente, pequenos toques de estilo deixam claro que se trata de um carro de luxo e o acabamento primoroso é típico da Mercedes. A versão Sport traz o pacote de acabamento esportivo AMG e faróis LED High Performance. O novo design também colaborou com a aerodinâmica – o Cd é 0,31.

    Do lado de dentro, o ambiente mantém as características de luxo discreto e conforto que se espera sempre dos Mercdes-Benz. O GLC ganhou espaço interno em relação ao modelo antecessor, aproveitando bem o crescimento de suas dimensões, especialmente no banco traseiro.

    Por baixo da pele

    Uma carroceria totalmente nova e o uso de alumínio e aços da alta e ultra-alta resistência permitiu que o GLC ficasse até 80 kg mais leve que o GLK, apesar de ter crescido em todas as dimensões. A suspensão também abusa do alumínio, o que contribui paralelamente para melhorar seu desempenho.

    A versão GLC 250 4MATIC conta com a suspensão AGILITY CONTROL, com molas de aço e sistema de amortecimento variável, enquanto a versão Sport conta com a suspensão Sport, mais firme e rígida, porém mantendo o conforto para os ocupantes do carro.

    Uma novidade é a nova transmissão automática 9G-TRONIC, com nove marchas, que potencializa o desempenho do motor e, dependendo do modo selecionado no sistema DYNAMIC SELECT atua de forma mais esportiva ou privilegiando o conforto e a economia de combustível.

    As duas versões utilizam o motor 2.0 de 211 cv, que oferece 350 Nm de torque.

    Preços:

    GLC 250 4MATIC – R$ 222.900

    GLC 250 4MATIC Sport – R$ 264.900

    Ficha técnica

    Cilindrada

    1.991 cm³

    Cilindros

    4

    Potência

    211 cv

    Torque máximo (Nm/rpm)

    350 Nm / 1.200-4.000 rpm

    Aceleração 0-100 km/h (s)

    7,3 s

    Velocidade máxima

    222 km/h*

    Peso (kg)

    1.735

    Pneus

    235/60 R18

    235/55 R19 (Sport)

    Capacidade do porta-malas (L)

    550 – 1.600

    Tanque de combustível (L)

    66

    Dimensões (mm)

    Comprimento

    Largura

    Altura

    A combinação de linhas esportivas com a robustez dos utilitários esportivos levou a um resultado dúbio, em que o dinamismo não consegue se impor totalmente ao volume avantajado do carro

    4.656

    1.890

    1.644

    * Limitada eletronicamente.

    GLE 400 Coupé

    A mistura de linhas esportivas com a robustez típica dos utilitários criou um carro com características próprias, em que o volume exagerado não consegue ser escondido pela suposta aura de esportividade. A fórmula já era usada pela BMW, com seus X5 e X6, e continua, aos meus olhos, lembrando a distribuição de volumes de um Ford 1946. No fundo, é difícil entrever uma personalidade esportiva debaixo de todo aquele tamanho.

    De qualquer forma, o GLE Coupé ganha do concorrente compatriota em termos de luxo externo: o design é mais apurado nesse sentido, com melhor uso dos cromados e outros detalhes de acabamento.

    No Brasil, o modelo chega equipado com um motor biturbo V6 de 333 cv e o câmbio automático de nove velocidades, além da tração integral permanente 4MATIC. A suspensão pneumática AIRMATIC foi reprojetada especificamente para o GLE Coupé e conta com o sistema de amortecimento variável ADS Plus.

    O sistema de amortecimento modifica suas características de acordo com o modo de condução selecionado pelo sistema DINAMIC SELECT. Os cinco modos de condução, INDIVIDUAL, COMFORT, SLIPPERY, SPORT e SPORT , são selecionados por meio da tecla rotativa localizada no console central.

    Não obstante toda a tecnologia, a sensação de guiar o GLE Coupé não se afasta da normalmente experimentada em SUVs de grande porte. O posicionamento elevado do motorista e a distribuição das massas da carroceria são os causadores dessa impressão, apesar do carro se comportar bastante bem tanto no asfalto como na terra.

    Equipamento

    O DYNAMIC SELECT, a tampa do porta-malas EASY-PACK com abertura e fechamento elétricos, como a câmera de ré com guias dinâmicas na tela são equipamentos de série. O Active Parking Assist garante uma excelente visibilidade e auxilia em manobras para entrar ou sair de vagas longitudinais e perpendiculares. A visibilidade noturna também foi melhorada pelo LED Intelligent Light System, que é oferecido de série no modelo. Além disso, pela primeira vez o pacote de espelhos inclui a projeção da estrela da Mercedes-Benz no chão, ativada na abertura e fechamento do veículo, proporcionando mais segurança no embarque e desembarque em locais com pouca iluminação e visibilidade do solo.

    Ficha técnica

    Mercedes-Benz GLE 400 4MATIC coupé

    Cilindrada

    2.996 cm³

    Cilindros

    V6 biturbo

    Potência

    333 cv

    Torque máximo (Nm/rpm)

    480 Nm / 1.600-4.000 rpm

    Aceleração 0-100 km/h (s)

    5,9 s

    Velocidade máxima

    247 km/h*

    Peso (kg)

    2.180

    Pneus

    275/45 R 21 (F) / 315/40 R21

    Capacidade do porta-malas (L)

    650 – 1.720

    Tanque de combustível (L)

    93

    Dimensões (mm)

    Comprimento

    Largura

    Altura

    4.900

    2.129

    1.731

    * Limitada eletronicamente.

    Preços

    GLE 400 4MATIC Coupé – R$ 415.900

    GLE 400 4MATIC Coupé Night – R$ 425.900

    Publicado em 24/02/2016

    divulgação -


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