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  • O Kicks passou por mudanças visuais e parece mais dinâmico e elegante. O conjunto mecânico é o mesmo, com força suficiente para o uso no dia-a-dia
  • Por Jorge Meditsch
  • Uma cor pode fazer muita diferença nesses tempos de monocromia. Se tem uma coisa que chamou a atenção durante a semana que passamos experimentando o Kicks 2022 foi o azul metálico do SUV da Nissan. Combinada com o teto preto, o conjunto de lanternas traseiras e outros detalhes, a cor atraiu atenções para o carro e suas novas “feições”.

    A versão que testamos foi a Exclusive, topo de linha. Bem equipada e, como é de esperar, nada barata. Pela cotação de hoje, o preço inicia em R$ 127 mil e inclui um grande pacote de itens diferenciados, com destaque para o estofamento com aparência de couro, rodas de 17 polegadas, chave presencial, seis airbags, câmeras com visão 360º, controle de inclinação da carroceria, monitoramento de ponto cego, freio motor com controle inteligente e outros. Com pintura azul e teto preto, o preço bate nos R$ 130 mil.

    Os designers da Nissan conseguiram melhorar a aparência leve do Kicks nessa revisão visual. O grande destaque é a combinação da carroceria com o teto preto “flutuante”, que deu ao Kicks um aspecto de dinamismo. Na frente, a grade com cromo se destaca e transmite um ar de robustez, o que é esperado de um SUV, mesmo sendo um modelo ‘”light”. Retrovisores pretos (com o teto da mesma cor) também são pontos de atração visual, bem pontuado pelas maçanetas cromadas e barras longitudinais no teto prateadas. Na traseira, as lanternas são unidas por uma faixa central vermelha que cria um conjunto bem destacado.

    Sistema de som com a assinatura Bose é um luxo de certa forma inesperado para esse nível de carro. Além dos seis alto falantes, há um fone estéreo no encosto de cabeça do motorista (Personal Space), um item que costuma existir em carros conversíveis e permite ouvir bem mesmo em meio a ruídos externos, como passageiros tagarelas. Os bancos são confortáveis e o painel combina um velocímetro analógico redondo bem tradicional à direita com várias opções de informações digitais à esquerda – entre elas um conta-giros redondo como o velocímetro, porém digital.

    O equipamento de som Bose é um luxo para o nível do carro. Um destaque do novo Kicks é o controle automático do freio motor

    Rodando

    Em termos de desempenho, o Nissan Kicks é um honesto carro urbano, com agilidade suficiente para enfrentar os desafios do trânsito, mas que sofre um pouco quando tem todos os bancos ocupados e o porta-malas cheio. O motor 1.6 aspirado é bem assistido pelo câmbio CVT (com variação contínua). O câmbio simula ter seis marchas, mas não permite trocas manuais – o que, para motoristas normais não faz falta alguma. Para quem quer um pouco mais de agilidade, tem a tecla “Sport”, que leva a marchas mais esticadas e um pouco mais de aceleração, em troca de um aumento no consumo. Também tem a posição “L” (Low) na alavanca, que força marchas mais baixas, com mais força.

    Um destaque no câmbio é o controle do freio motor, que reduz as marchas nas desacelerações, coisa que não é muito comum na maioria dos carros automáticos. Isso contribui para a segurança em descidas íngremes, por exemplo. Apesar da designação “SUV”, não espere nada demais em relação a terrenos acidentados, lama, areia e outras situações radicais. Melhor não encarar esses desafios e ficar na sua.

    O banco traseiro, apesar de trazer três cintos de segurança, só é bom para dois adultos. O lugar do meio só é bom para crianças. Os passageiros de trás não contam com tomadas USB, há apenas uma saída de 12 V. Na frente, há uma boa tela colorida de 8 polegadas com os recursos hoje de praxe, como espelhamento de celular e duas portas US, tipos A e C.

    Em resumo: o Kicks 2022 é uma boa opção entre os SUVs pequenos para uso urbano e familiar. E, para quem se importa com isso, é também bonito.

    Publicado em 30/07/2021

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