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  • O semileve F-350 e as duas versões do leve F-4000 são os novos caminhões da Ford
  • Por Gabriel Marazzi

    Quem não acompanha de perto o mercado nacional de caminhões leves provavelmente não percebeu que não há novos Ford nas ruas desde 2011. No entanto, para quem depende desses veículos para tocar o seu negócio, essa pausa foi muito sentida, principalmente para aqueles mais chegado à marca do logotipo azul. A boa notícia, então, é a volta da linha F da Ford, que só agora se adaptou às novas regras de emissões do Euro5, em vigor desde 2012.

    Os novos Ford F-350, F4000 e F-4000 4x4 chegam em setembro, mas os mais antenados já puderam se antecipar fazendo uma pré-compra, o que garantiu para a Ford a venda dos dois primeiros meses de produção dos modelos.

    O caminhão Ford F-350 é classificado como semi-leve, tem rodado simples no eixo traseiro e uma suspensão dianteira mais macia dos que os outros dois. Já o F-4000, que se enquadra na classificação de caminhão leve, tem rodado dupla no eixo traseiro e suspensão dianteira mais reforçada, para maior capacidade de carga. Há também o Ford F-400 4x4, mais adequado para uso agrícola, enquanto os outros dois têm uma utilização urbana e rodoviária.

    O motor utilizado nos três modelos é o Cummins ISF 2.8 turbodiesel, de quatro cilindros, que tem potência de 150 cv e torque de 36,7 kgfm. Para se adequar aos índices de emissões exigidos pelo Proconve P7 (Euro 5), esse motor, que também já está preparado para o biodiesel B20, conta com a tecnologia de redução catalítica seletiva SCR, que utiliza o Arla 32 como reagente de pós-tratamento de gases. O câmbio utilizado também é novo, um Eaton manual de 5 marchas, com as três primeiras marchas mais curtas para o F-4000.

    Entre as inovações incorporadas pela nova linha estão o sistema de freios com ABS e EBD e o ar-condicionado, ambos equipamentos de série nas três versões do novo Ford F.

    O Ford F-350 tem rodado simples, peso bruto total de 4.500 kg e capacidade de carga útil de 2.128 kg. O eixo traseiro é um Dana M 267 e suspensão dianteira é do tipo Twin-I-Beam com barra estabilizadora. É adequado para transporte de hortifrútis, entregas fracionadas, serviços de manutenção e distribuição comercial.

    Já o Ford F-4000 tem rodado duplo, peso bruto total de 6.800 kg e capacidade de carga útil de 3.949 kg. O eixo traseiro é um M 286 e a suspensão dianteira tem eixo rígido tubular com barra estabilizadora. É indicado para o transporte de hortifrútis, insumos agrícolas, materiais de construção e animais vivos, além de entregas fracionadas, manutenção de serviços públicos e aplicações fora de estrada.

    O F-4000 4x4 tem peso bruto total de 6.800 kg e capacidade de carga útil de 3.810 kg. Seu ângulo de entrada de 26 graus e ângulo de saída de 27 graus facilitam a rodagem em terrenos de difícil acesso. É o único do segmento com tração 4x4 e pode ser utilizado em serviços especiais como manutenção de redes elétricas, telefonia, água e esgoto, além de aplicações rurais diversas, suporte na mineração, construção civil e militar.

    A Ford elaborou uma estratégia de vendas para incentivar os frotistas na escolha de seus novos caminhões. O preço do F-350 é de R$ 101.290, enquanto o F-4000 sai por R$ 117.290 e o F-4000 4x4 custa R$ 133.290. Os caminhões podem ser adquiridos com financiamento do Finame e têm um grupo especial no Consórcio Nacional Ford para aquisição em até 100 meses. O programa de pré-venda lançado pela Ford Caminhões para reserva da Série F superou suas expectativas e teve mais de 800 pedidos confirmados, com uma antecipação de apenas 10% do valor total do veículo. A garantia da nova linha F da Ford é de 12 meses para os veículos e 24 meses para motor, câmbio e diferencial, sem limite de quilometragem. O suporte pós-venda da Rede Ford Caminhões, formada por 140 distribuidores especializados em todo o Brasil, é outra vantagem da linha e há também planos de manutenção de acordo com a necessidade de cada frotista.

    Outro serviço que oferecido para a Série F – e também para toda a linha de caminhões Ford – é o Ford Trac, um sistema de monitoramento e gerenciamento de frota por rede de celular GPRS. Os caminhões saem da fábrica já com o equipamento instalado e a comercialização e ativação do serviço são feitas nos distribuidores Ford. A nova Série F é disponível em quatro cores, branco ártico, vermelho Arizona, prata Dublin e azul Califórnia.

    Durante a avaliação apenas em pistas de terra, o F 4000 e o F 4000 4x4 puderam mostrar suas habilidades com praticamente a carga máxima na caçamba. Bastante versátil, os novos caminhões leves oferecem o mesmo conforto interno de uma picape urbana, notando-se como diferença apenas os engates mais duros do câmbio manual de cinco marchas.

    Publicado em 25/08/2014


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