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  • Ford comemora 80 anos de pioneirismo em picapes
  • Conceito moderno dos utilitários da marca foi inspirado em protótipo criado em 1934
  • Por Ricardo Panessa

    A Ford está comemorando 80 anos de pioneirismo em picapes, tradição que começou com a criação de um utilitário na Austrália e levou ao desenvolvimento de veículos como a Série F e a Ranger. O conceito moderno das picapes, depois exportado para o mundo e reinterpretado por outros fabricantes, ganhou uma legião de fãs em toda parte.

    Como todas as boas ideias e o primeiro Modelo T, o primeiro utilitário baseado em um carro de passeio surgiu de uma necessidade. Em meados de 1933, o diretor da Ford na Austrália, Herbert French, recebeu a carta da esposa de um fazendeiro de Gippsland, Victoria, que queria um veículo com o conforto de um carro de passageiros mas que também pudesse transportar carga.

    French passou a carta a um jovem projetista, Lewis Bandt, que estava na companhia há poucos anos. Ele tinha apenas 23 anos, mas já mostrava talento para o design, vocação que lhe deu prestígio até se aposentar em 1975. Bandt morreu em 1987, depois de se envolver em um acidente dirigindo uma versão restaurada do utilitário que ajudou a torná-lo famoso.

    Na época, o utilitário criado por Bandt foi considerado revolucionário. Até o início dos anos 1930, muitos fabricantes e preparadores tinham construído carrocerias de "utilitários" de madeira ou metal, usando chassis de carros. O Modelo T de Henry Ford era um dos favoritos e suas variações "Buckboards" e "Utility Runabouts" eram vistas em fazendas e entregando produtos em cidades de todo o mundo.

    Nascimento do utilitário - A diferença do projeto de Bandt é que ele desenvolveu seu utilitário como um coupé para dois passageiros, com painéis de aço, janelas de vidro e caçamba de aço integrada na traseira. Ele combinou as laterais de uma picape em uma carroceria coupé, o que resultou em um perfil mais limpo e maior área de carga.

    Bandt desenhou o utilitário em um quadro negro de 10 metros, com capacidade de carga de 545 kg e distância entre eixos de 2.845 milímetros. Ele completou o projeto original em outubro de 1933 e rapidamente produziu dois protótipos para testes. Em janeiro de 1934, o utilitário da Ford entrou em produção, batizado por Bandt como "utilitário-coupé". Dois deles foram enviados para o Canadá e chamaram a atenção de Henry Ford.

    O utilitário tinha motor V8, câmbio manual de três velocidades, suspensão com feixe de molas transversais, com amortecedores na dianteira e molas semielípticas e amortecedores na traseira.

    A cabine era a mesma do cupê de quatro portas do Ford Modelo 40. Mas, em vez do porta-malas traseiro, Bandt instalou uma caçamba com armação de madeira e painéis externos de aço soldadas à cabine, formando laterais de contorno suave. O veículo rapidamente se tornou um sucesso nas comunidades rurais e vendeu 22.000 unidades entre 1940 e 1954.

    Segundo a filha de Bandt, dra. Ros Bandt, o mérito de seu pai foi casar a beleza do design com a praticidade para o dia a dia, em um veículo acessível. "Não posso imaginar o que deve ter sido, naquele tempo dilacerado pela guerra na década de 1930, ter a visão de criar um utilitário acessível para ajudar nas tarefas diárias, tanto no trabalho como no lazer, vencendo as distâncias", disse.

    Publicado em 26/02/2014


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