Home > Notícias > Ford cria software para eliminar coronavírus em carros de polícia
  • Notícias
  • Ford cria software para eliminar coronavírus em carros de polícia
  • Programa usa o sistema de aquecimento do carro para esterilizar as superfícies de contato
  • Por Jorge Meditsch

    A Ford criou uma solução de software para combater a disseminação da COVID-19 nas agências policiais. Segundo Hau Thai-Tang, chefe de desenvolvimento do produto e compras, a empresa pesquisou o que havia de disponível e "transformou o trem de força e os sistemas de aquecimento do veículo num neutralizador de vírus."

    A nova tecnologia inteligente já está disponível para todos os veículos Police Interceptor Utility entre 2013 e 2019, gama que cobre a maioria desses modelos atualmente utilizados nos EUA, segundo Stephen Tyler, diretor de marketing de veículos policiais da Ford.

    A ideia por trás do software é aquecer o interior do veículo para desativar quaisquer vírus presentes na cabine. O trem de força e os sistemas de climatização elevam automaticamente a temperatura do compartimento de passageiros acima de 56º C por 15 minutos para desinfetar os pontos de contato do veículo. O software esquenta o motor, enquanto o aquecedor e o ventilador operam em alta velocidade. O software monitora a temperatura interna até que o nível ótimo seja alcançado e mantém essa temperatura pelo tempo necessário.

    O aquecimento alcança pontos que, usando métodos de desinfecção convencionais, podem não ser esterilizados

    O pisca-alerta e as lanternas traseiras indicam que a operação está em andamento. As luzes piscam num ritmo diferenciado quando o processo de aquecimento inicia e mudam a frequência quando o resfriamento estiver terminado. O aquecimento da cabine alcança áreas que podem ser esquecidas em métodos manuais de desinfecção e dispensa o uso de desinfetantes químicos.

    A empresa fez testes operacionais do sistema em veículos pertencentes aos departamentos de polícia de Nova York e Los Angeles e das polícias estaduais dos estados de Michigan e Massachussets, entre outros.

    "Em alguns casos em que não há ambulâncias disponíveis, os policiais têm sido usados para socorrer emergências", conta Tyler. "Numa viagem eles podem transportar um paciente de coronavírus para o hospital e, em outra, pode ser um passageiro que não apresenta sintomas."

    O software de aquecimento é indicado para uso juntamente com outros métodos de limpeza para garantir que os veículos sejam corretamente desinfetados entre as missões. Os departamentos de polícia podem instalar o software em suas próprias oficinas ou em concessionárias locais.

    A temperatura adequada e o tempo necessário para inativar o coronavírus foram determinados em colaboração com a Universidade Estadual de Ohio e são aplicáveis a veículos Police Interceptor Utility produzidos pela fabricante. A Ford vai continuar trabalhando para adaptar o novo software para uso em outros carros policiais da marca.

    Publicado em 10/06/2020


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados