A Porsche revelou o Panamera Sport Turismo, versão perua do sedã de luxo da montadora alemã - apresentado como conceito em 2013. Medindo 5,04 m de comprimento, 1,93 m de largura e 2,95 m de distância entre-eixos, a novidade tem as mesmas dimensões do Panamera convencional de segunda geração, lançado no ano passado e que acaba de chegar ao mercado brasileiro.
A diferença está depois da coluna central - o Sport Turismo traz teto mais reto na traseira, avançando mais até a coluna C, o que ampliou o espaço interno, especialmente para os passageiros mais altos no banco de trás. A tampa traseira traz o vidro integrado, típico de peruas, mas repete a configuração vista no Panamera sedã. No caso do Sport Turismo, ela conta com uma spoiler ativo, que altera o ângulo em velocidades maiores para aumentar a pressão aerodinâmica sobre o eixo traseiro.
Diferentemente do sedã, a perua traz banco traseiro do tipo 2 1, com um pequeno assento entre as duas poltronas principais, permitindo levar até cinco pessoas - opcionalmente, o Panamera Sport Turismo pode vir com as duas poltronas individuais, equipadas com regulagem elétrica. A capacidade do porta-malas é de 520 litros, que podem ser ampliados para 1.390 litros com a segunda fileira de assentos rebatida.
A perua, que começa a ser vendida na Europa em outubro com preço inicial de 97.557 euros (cerca de R$ 320,8 mil na conversão direta), traz cinco opções de motor, todas com tração integral, suspensão a ar e barras estabilizadoras ativas, com potências variando de 330 cv até 549 cv, na versão topo de linha Turbo. Nessa configuração, o Panamera Sport Turismo acelera de zero a 100 km/h em 3,4 segundos e atinge a máxima de 306 km/h.
Publicado em 02/03/2017