Home > Notícias > Nissan apresenta versão de linha da van elétrica e-NV200
  • Notícias
  • Nissan apresenta versão de linha da van elétrica e-NV200
  • Protótipo foi testado em vários países, inclusive Brasil, e será vendido a partir de junho na Europa
  • Por Ricardo Panessa

    A Nissan está apresentando ao mercado a versão final do utilitário e-NV200, segundo produto da marca 100% elétrico. A montadora japonesa torna-se assim a primeira fabricante a ter dois veículos totalmente elétricos em sua linha mundial de veículos – o outro é o hatch LEAF, comercializado em larga escala desde 2010 e o carro elétrico mais vendido do mundo, com mais de 100 mil unidades comercializadas.

    Destacando-se pela emissão zero e por custos de propriedade baixíssimos, a e-NV200 alia grande capacidade de carga e desempenho vigoroso e sem emissão de poluentes, como o LEAF, com o qual compartilha as bases mecânica e elétrica. É um veículo prático, versátil e capaz de transportar pessoas ou produtos sem produzir poluição sonora ou ambiental. Quando as vendas começarem na Europa, em junho, a e-NV200 estará disponível nas versões de carga e de passeio, com cinco lugares.

    A autonomia de 170 km da e-NV200 foi homologada dentro do ciclo para emissões e consumo europeu, superando a distância média diária percorrida por mais da metade das frotas comerciais que utilizam veículos como esses (estimada em 100 km). A bateria pode ser recarregada por oito horas, à noite, se usar um recarregador doméstico de 16 ampères, mas apenas quatro horas utilizando recarregador de 32 ampères. Além deles, a van 100% elétrica contará com uma rede de mais de mil unidades deQuick Chargers(recarregadores rápidos), espalhadas por toda Europa e instaladas em várias empresas com o objetivo de ampliar a autonomia e a recarga de veículos 100% elétricos.

    O protótipo circulou em países como Japão, Cingapura, Reino Unido, Brasil e Estados Unidos, utilizado como veículo das frotas de empresas como FedEx, Coca-Cola, DHL, IKEA, British Gas, EDF e os Correios do Japão. O objetivo foi avaliar o desempenho em situações reais do dia a dia, tendo como base o retorno dado por motoristas e gestores de frota. Todas as informações foram utilizadas para afinar o veículo antes do início da produção na unidade da Nissan em Barcelona, Espanha.

    No Brasil, o programa de avaliação uniu a Nissan e a FedEx Express, empresas fortemente comprometidas na redução de impactos ambientais de suas operações. A escolha do Brasil para integrar o programa de avaliação do e-NV200 demonstra a importância do país para as empresas, que buscam crescer suas operações locais de maneira sustentável. A Nissan, por exemplo, prepara-se para inaugurar uma de suas fábricas mais sustentáveis do mundo em Resende, no estado do Rio de Janeiro.

    Mecanicamente a van e-NV200 utiliza a mesma suspensão dianteira independente McPherson do LEAF, assim como o motor síncrono de segunda geração de 80 kW AC, lançado recentemente no hatch e que agora é totalmente integrado ao carregador de bateria e ao inversor, em uma unidade compacta e auto-suficiente.

    Publicado em 10/03/2014


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados