Home > Notícias > Citroën vai levar protótipo de hatch híbrido para o Salão de Paris
  • Notícias
  • Citroën vai levar protótipo de hatch híbrido para o Salão de Paris
  • Carro-conceito CXperience será uma das atrações da montadora na exposição francesa, que começa dia 1º de outubro
  • Por Alessandro Reis

    Uma das atrações da Citroën na próxima edição do Salão de Paris, a ser realizada de 1º a 16 de outubro na capital francesa, será um carro-conceito. Trata-se do CXperience, protótipo com carroceria hatchback que traz portas traseiras do tipo "suicida", abertas ao contrário, e ausência de colula central, facilitando o acesso aos quatro assentos individuais.

    Dotado de câmeras na dianteira e na traseira, em substituição aos tradicionais retrovisores de espelho, o modelo se destaca pela ampla área envidraçada, uma característica comum a automóveis da Citroën - o teto, por exemplo, traz traz duas áreas envidraçadas de grandes dimensões. Externamente, chamam a atenção os faróis de LED em forma de "V", integrados à grade, além das luzes auxiliares - três em cada extremidade do para-choque dianteiro.

    Modelo conceitual combina motores a gasolina e elétrico para render 310 cv

    Apesar da carroceria hatch, com traseira curta, as dimensões do CXPerience são grandes, medindo 4,85 m de comprimento, 2 m de largura e 3 m de distância entre-eixos. A altura, por sua vez, é de carro esportivo, de apenas 1,37 m. Também merecem destaque as grandes rodas, como acontece tradicionalmente com carros-conceito - no caso, elas têm diâmetro de 22 polegadas.

    Na cabine, o acabamento mescla tecido amarelo com madeira e todas as informações são exibidas em telas planas - uma posicionada atrás do volante e outra, sobre o console central.

    Quanto ao trem de força, o protótipo tem propulsão híbrida do tipo plug-in, combinando motor a gasolina com outro, elétrico. Juntos, eles rendem 310 cv de potência, gerenciada por câmbio automático de oito marchas, que manda toda a força para o eixo traseiro. De acordo com a fabricante, a autonomia no modo puramente elétrico é de 60 km, enquanto as baterias podem ser completamente recarregadas em duas horas e 30 minutos, utilizando um carregador especial de alta capacidade.

    Publicado em 29/08/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados