Home > Notícias > Nissan apresenta no Rio de Janeiro o esportivo conceitual BladeGlider
  • Notícias
  • Nissan apresenta no Rio de Janeiro o esportivo conceitual BladeGlider
  • Carro-conceito traz portas do tipo tesoura e propulsão totalmente elétrica, Cabine conta com três assentos, como no McLaren F1
  • Por Alessandro Reis

    A Nissan revelou hoje (4), no Rio de Janeiro, o carro-conceito BladeGlider, dotado de propulsão totalmente elétrica, portas do tipo "tesoura" e três assentos - um na centralizado dianteira, para o motorista, e dois atrás, para os passageiros. Durante os Jogos Olímpicos do Rio, evento do qual a Nissan é patrocinadora, serão expostas as duas unidades fabricadas do modelo.

    Com carroceria de estilo cupê, exibindo vincos profundos nas laterais, o BladeGlider traz dutos de ar junto às rodas para resfriar os freios e melhorar a pressão aerodinâmica. Visualmente, chamam a atenção a dianteira de bico fino, lembrando monopostos de competição, e traseira mais larga, inclusive com bitola maior. Novamente, outra solução emprestada de carros de corrida, com foco na estabilidade e na eficiência aerodinâmica.

    Com dois motores elétricos da Williams, aceleração de 0 a 100 km/h acontece em menos de 5 segundos

    Quanto ao trem de força, são dois motores, desenvolvidos em parceria com a Williams Advanced Engineering, divisão da equipe de Fórmula 1. O conjunto tem potência combinada de 268 cv e torque de 72,1 kgfm. Esses números, associados ao peso de 1,3 tonelada, relativamente baixo para um veículo elétrico, permitem aceleração de zero a 100 km/h em menos de cinco segundos e velocidade máxima acima de 190 km/h. A tração é traseira e conta com um sofisticado sistema de vetorização de torque, que gerencia a tração enviada a cada roda para manter o BladeGlider na trajetória pretendida, especialmente em curvas.

    Por dentro, o para-brisa avança sobre o teto, de olho na visibilidade, enquanto o volante traz comandos e display colorido integrados. Em torno dele, há duas telas, uma de cada lado, que exibem as imagens geradas pelas câmeras de ré posicionadas logo atrás das rodas dianteiras - uma solução que substitui os espelhos retrovisores convencionais e reduz o arrasto aerodinâmico. As portas do tipo tesoura, abertas para trás e lateralmente, facilitam o acesso à cabine, cujos bancos esportivos, do tipo concha, trazem cintos com quatro pontos de ancoragem, para maior segurança.

    Dada a característica esportiva do BladeGlider, tudo indica que o conceito da Nissan não prevê tecnologias de condução autônoma. Nele, é o motorista quem está no comando.

    Publicado em 04/08/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados