Home > Notícias > Audi mostra conceito em show de eletrônica
  • Notícias
  • Audi mostra conceito em show de eletrônica
  • Iluminação a laser é destaque no modelo exibido em Las Vegas
  • Por Jorge Meditsch

    A Audi escolheu um palco diferente para mostrar o conceito quattro sport laserlight. Em vez de um salão de automóveis, o carro está sendo exibido no Consumer Electronics Show, feira de eletrônicos realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos.

    Com os carros cada vez mais carregados de sistemas eletrônicos, que vão dos sistemas de gerenciamento do motor, câmbio e suspensão a funções de segurança ativa e passiva, para não falar de equipamentos de som, comunicação e entretenimento, o local não poderia ser mais apropriado.

    O design do Audi Sport quattro laserlight é inspirado no clássico Sport quattro de 1983, mas incorpora as mais recentes tecnologias da marca em propulsão híbrida plug-in, sistemas de controle, interface e tecnologia de iluminação.

    Os faróis duplos combinam as tecnologias da Audi de matriz de LEDs com laser. Dois elementos trapezoidais com perfil baixo são perceptíveis no interior dos faróis. O externo gera o facho baixo, utilizando uma matriz de LEDs e uma máscara de abertura, enquanto o elemento interno produz luz de laser, atuando como farol alto.

    Os diodos de laser são bem menores que os LEDs, com milésimos de milímetro de diâmetro. Capaz de iluminar a estrada até uma distância de aproximadamente 500 metros, o farol alto laser tem cerca do dobro do alcance luminoso e três vezes a luminosidade dos faróis altos com tecnologia LED. O mesmo sistema que será utilizado nas pistas de corrida no R18 e-tron quattro 2014.

    Design de baixo peso aparente

    O estilo do show car tem continuidade no interior, onde predominam uma mescla de tons de cinza escuros e as linhas precisas. O esguio painel de instrumentos lembra a asa de um planador. A estrutura de apoio do interior é uma concha de carbono que também serve de compartimento porta-objetos nas portas.

    Uma linha de acabamento sob o para-brisa envolve o motorista e o passageiro da frente, incorporando funções como as maçanetas internas das portas. Os bancos especiais de corrida rebatíveis, com seus altos apoios laterais e apoios de cabeça integrados, juntamente com os dois assentos traseiros, proporcionam espaço para quatro pessoas. Os controles do sistema de climatização são integrados às saídas de ar. Um único elemento é utilizado para controlar a intensidade, temperatura e volume da corrente de ar. Além de mostrar as regulagens do sistema de ar-condicionado, o estreito mostrador no centro das saídas de ar também mostra dados de mídia.

    Novas soluções

    Todas as informações importantes são mostradas na grande tela Audi TFT, em gráficos tridimensionais de alta resolução. Um processador Tegra 30 de vanguarda, da parceira da Audi Nvidia, processa os gráficos. O condutor pode escolher entre diferentes opções. No modo MMI, por exemplo, os elementos dominantes na tela incluem o mapa de navegação e a relação das mídias, enquanto na opção Classic, o velocímetro aparece no primeiro plano.

    Propulsão híbrida e construção com peso reduzido: tendências certas para o futuro

    Todas as funções usadas com frequência podem ser acessadas instantaneamente. Graças a um novo sistema de busca de textos, para a maior parte das entradas, são necessários poucos passos. O motorista pode percorrer listagens rapidamente ou aumentar a aproximação dos mapas através de toques no touchpad.

    O sistema de propulsão

    O sistema híbrido tipo plug-in do Audi Sport quattro laserlight gera 515 kW (700 hp) de potência e torque de 800 Nm. O consumo combinado (cidade/estrada) do carro de exibição, medido de acordo com o padrão oficial de avaliação, é de apenas 2,5 litros por 100 quilômetros, o que equivale à emissão de 59 gramas de CO2 por quilômetro percorrido.

    O motor a combustão é um V8 biturbo de quatro litros, com 412 kW (560 hp) de potência e 700 Nm de torque. O sistema de cilindros sob demanda (COD), que desativa quatro cilindros em situações de carga parcial, e um sistema start-stop, tornam o motor de oito cilindros ainda mais eficiente. Um motor elétrico em forma de disco, localizado entre o motor 4.0 TFSI e a transmissão, produz 110 kW e 400 Nm. Ele recebe energia de uma bateria de íons de lítio na traseira do carro, que armazena 14,1 kWh de energia - o suficiente para percorrer 50 quilômetros com propulsão exclusivamente elétrica. Uma caixa de carga elétrica de parede desenvolvida pela Audi é usada para otimizar a transferência de energia.

    Um sistema de gerenciamento inteligente controla a interação entre os motores a combustão e elétrico de acordo com a necessidade. O condutor pode escolher entre três diferentes opções. No modo EV, apenas o motor elétrico é utilizado. Seu alto torque impulsiona o carro com ampla força, mesmo fora da cidade. O pedal ativo do acelerador indica para o motorista a transição para o modo Hybrid através de uma mudança na resistência do pedal. Isto é feito de forma que o motorista possa influenciar intencionalmente a seleção dos modos operacionais.

    O modo Hybrid tem como objetivo obter o máximo de economia de combustível através da interação entre os motores TFSI e elétrico, utilizando dados de percurso e ambientais. O motorista pode optar pelos modos Hold (guardar) e Charge (carga) no MMI para influenciar a estratégia de operação. Isto possibilita, por exemplo, que o condutor possa ter certeza de contar com energia elétrica suficiente para os últimos quilômetros a percorrer antes de chegar ao seu destino. O sistema Audi drive select de dirigibilidade dinâmica do veículo oferece ainda mais opções de controle. Perfis individuais de condução são estabelecidos para diferentes níveis de frenagem regenerativa.

    No modo Sport, a estratégia de operação configura o sistema propulsor para obter máximo desempenho. Quando o V8 e o motor elétrico são usados em conjunto, o Audi Sport quattro laserlight concept acelera da imobilidade até 100 km/h em apenas 3,7 segundos e pode alcançar uma velocidade máxima de 305 km/h.

    Carroceria e chassi

    A estratégia de design com peso reduzido também desempenha papel fundamental no desempenho do carro. Uma combinação de chapas de aço de alta resistência e elementos estruturais de alumínio fundido é usada na célula dos ocupantes. As portas e para-lamas são feitos de alumínio e o teto, capô do motor e tampa traseira são de CFRP. Isto resulta num peso em ordem de marcha de apenas 1.850 kg, incluindo o grande conjunto de baterias.

    A suspensão dianteira tem cinco braços por roda, enquanto a traseira é baseada no sistema Audi de braços trapezoidais com braços de arrasto, que garante desempenho dinâmico e estabilidade. A regulagem rígida das molas e amortecedores faz o Audi Sport quattro laserlight "colar" ao piso, ao mesmo tempo em que o Audi drive select torna a experiência de guiar este carro ainda mais multifacetada. O sistema de direção dinâmico modifica a relação da direção de acordo com a velocidade do veículo. As pinças de freios abraçam grandes discos de fibra de carbono e cerâmica e o tamanho dos pneus é 285/30 R 21.

    Publicado em 05/01/2014

    divulgação -


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados