A Honda apresentou detalhes técnicos e os preços da décima geração do Civic, que começa a ser oferecido em pré-venda a partir do próximo dia 30, custando entre R$ 87,9 mil e R$ 124,9 mil. As primeiras unidades chegam às concessionárias no dia 25 de agosto.
Trazendo visual e plataforma totalmente novos, o Civic traz linhas mais encorpadas e esportivas e traseira curta, suavamente integrada ao vidro traseiro bastante inclinado, exibindo perfil que lembra um cupê, apesar das quatro portas. A parte estrutural ganhou mais rigidez, enquanto as dimensões ficaram maiores. Especialmente na dianteira, o design lembra bastante o do novo Accord, sedã de maiores dimensões da marca de origem japonesa.
O Civic 10 mede 4,63 metros de comprimento, 1,80 de largura, 1,41 de altura e 2,70 de entre eixos, contra, respectivamente, 4,52 m, 1,75 m, 1,45 m e 2,67 m do modelo atual. O porta-malas, que sempre foi um ponto fraco do sedã da Honda, também cresceu e agora pode transportar até 530 litros de bagagem, enquanto o Civic 9 leva 449 litros. A nova capacidade coloca o Civic no mesmo nível e até acima de alguns rivais diretos - o porta-malas do Toyota Corolla, por exemplo, é de 470 litros, enquanto o do Volkswagen Jetta é de 510 litros.
Nessa nova geração, o Civic aposenta o motor 1.8 flex de 140 cv e mantém, para as versões de entrada e intermediária, o 2.0 bicombustível de 155 cv de potência e 19,5 kgfm de torque, associado ao já conhecido câmbio manual de seis marchas ou à transmissão automática, que passa a ser do tipo CVT, de relações continuamente variáveis, como no Fit e no City.
A grande novidade quanto à parte mecânica fica por conta do propulsor 1.5 turbo, exclusivo da versão topo de linha Touring, que por enquanto bebe apenas gasolina e rende 173 cv e 22,4 kgfm de torque, disponível a 1.700 rpm. Para se ter ideia, o torque máximo do motor 2.0 aspirado chega a apenas 4.800 rotações. O novo motor turbinado é sempre acompanhado de câmbio CVT e ganhou nota máxima nos testes de consumo de combustível do Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, apresentando consumo médio de 12 km/l na cidade e 14,6 no ciclo rodoviário. O motor 2.0 também é nota "A" no programa do Inmetro.
A única configuração disponível com câmbio manual é a Sport (R$ 87,9 mil), que conta com rodas de liga leve de 17 polegadas pintadas de preto, seis airbags, controles de tração e estabilidade, ar-condicionado automático, vidros elétricos com função "um toque" nas quatro portas, central multimídia de cinco polegadas com câmera de ré e controles no volante, freio de estacionamento elétrico, luzes diurnas e lanternas de LEDs, contole de velocidade de cruzeiro e ganchos Isofix para fixação de cadeirinhas infantis. Por R$ 94,9 mil, o Civic Sport ganha câmbio CVT com aletas no volante para trocas manuais.
Por R$ 98,4 mil, o Civic EX acrescenta rodas com acabamento diamantado, grade frontal cromada, bancos de couro, retrovisores externos com rebatimento elétrico e repetidores de seta, acendimento automático dos faróis e velocímetro e conta-giros digitais. Já a configuração EXL (R$ 105,9 mil) soma ao pacote central multimídia de sete polegadas com GPS e compatibilidade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, além de painel de instrumentos totalmente digital e quatro tweeters (em adição aos quatro alto-falantes por padrão).
Custando R$ 124,9 mil, o Civic Touring está na faixa de preço de modelos premium como Audi A3 e traz lista de equipamentos ainda mais completa, incluindo itens até agora inéditos no sedã da Honda, tais como faróis totalmente iluminados por LEDs e monitoramento de ponto cego. Essa configuração também traz teto solar elétrico, partida do motor por botão, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, bancos dianteiros elétricos, limpador de para-brisa automático, maçanetas externas cromadas e detalhes de acabamento interno de alumínio escovado.
Publicado em 21/07/2016