Depois de Volkswagen e Hyundai lançarem versões turbinadas de motores 1.0 flex de três cilindros, trazendo baixo consumo e desempenho de 1.6, será a vez de a Ford ter no mercado brasileiro seu representante de um litro, igualmente sobrealimentado por turbina. A montadora apresentou à imprensa especializada o novo 1.0 Ecoboost, tricilíndrico e com injeção direta de combustível.
Segundo a fabricante, esse propulsor será o mais potente de sua categoria, entregando 125 cv e 17,3 kgfm de torque máximo, disponível a apenas 1.400 RPM. Dotado de duplo comando variável de válvulas, correia banhada em óleo e coletor de escape integrado ao cabeçote, o novo motor chega inicialmente importado e abastecido exclusivamente com gasolina.
A estreia será em julho e o Ecoboost de um litro estará presente em duas versões do New Fiesta, posicionadas acima das configurações 1.6 e 1.5 flex, que rendem, respectivamente, 112 cv/15 kgfm e 128 cv/16 kgfm.
Publicado em 25/05/2016