Home > Notícias > Toyota Etios ganha motores mais potentes e opção de câmbio automático
  • Notícias
  • Toyota Etios ganha motores mais potentes e opção de câmbio automático
  • Compacto mantém visual que exibe desde 2012, mas agora traz painel digital, novo ajuste de suspensões e outras novidades
  • Por Alessandro Reis

    A Toyota acaba de apresentar a linha 2017 do compacto Etios, mantendo o visual pouco inspirador que exibe desde o seu lançamento, em 2012, mas recebeu uma série de aprimoramentos na cabine e também na parte mecânica. A principal delas é a oferta de transmissão automática de quatro marchas, disponível em todas as versões, tanto com carroceria hatch quanto sedã. Além disso, o câmbio manual subiu de cinco para seis marchas.

    Os preços sugeridos com carroceria de dois volumes vão de R$ 43.990 (versão X 1.3 manual) a R$ 60.895 (Cross 1.5 automático).Já as configurações de três volumes custam de R$ 48.495 (X 1.5 manual) até 60.295 (XLS 1.5 automático). A Toyota afirma que o Etios hatch X 1.3 automático, custando R$ 47.490, é o automóvel mais barato do mercado brasileiro com esse tipo de transmissão. As vendas comelam no dia 28 de abril.

    Quanto à parte mecânica, que já era o ponto alto do compacto, houve ganhos de potência em ambas motorizações, que mantêm a concepção de bloco e cabeçote de alumínio, quatro válvulas por cilindro, comando variável de válvulas na admissão e escape. O propulsor 1.3 flex, por exemplo, teve incremento de 8 cv na potência e de 9% no torque, rendendo, respectivamente, 98 cv e 12,8 kgfm máximos. Quanto ao motor de 1,5 litro, também bicombustível, o ganho foi de 11 cv e de torque, de 11%. Agora, entrega 107 cv e 14,4 kgfm. Para completar, o Etios 2017 abandonou o tanquinho de gasolina para partida a frio - agora, traz novos bicos injetores com sistema de pré-aquecimento.

    Além disso, o Etios recebeu novos ajustes na direção com assistência elétrica, de série em todas versões, e também nas suspensões. De acordo com a Toyota, as alterações tiveram o objetivo de melhorar a dirigibilidade e também para deixar o veículo mais estável e confortável no dia a dia.

    Por dentro, o modelo ganhou nova padronagem no acabamento, enquanto o painel continua centralizado e não defronte ao volante, mas agora é totalmente digital e conta com computador de bordo - a tela é de 4,2 polegadas. A novidade é oferecida desde a configuração de entrada X, que também passa a disponibilizar antena do tipo "short pole", banco traseiro com encosto rebatível e descansa-braço no banco do motorista, exclusividade com transmissão automática.

    Sem contar os itens já mencionados, todos os Etios vêm de série com ar-condicionado (agora, capaz de desligar automaticamente por alguns segundos para poupar combustível e não "roubar" potência), abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível, abertura e fechamento das portas a distância, travas e vidros elétricos, console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro e espelho de cortesia tanto no para-sol do motorista quanto no do passageiro dianteiro.

    Nas versões topo de linha XLS e Cross, o Etios traz central multimídia com tela sensível ao toque e função de espelhamento da tela de smartphones.Veja a lista completa de preços:

    Hatch

    X 1.3L 16V manual - R$ 43.990

    X 1.3L 16v automático - R$ 47.490

    XS 1.5L 16V manual - R$ 48.995

    XS 1.5L 16V automático - R$ 52.495

    XLS 1.5L 16V manual - R$ 53.895

    XLS 1.5L 16V automático - R$ 57.395

    Cross 1.5L 16V manual - R$ 57.395

    Cross 1.5L 16V automático - R$ 60.895

    Sedã

    X 1.5L 16V manual - R$ 48.495

    X 1.5L 16v automático - R$ 51.995

    XS 1.5L 16V manual - R$ 51.695

    XS 1.5L 16V automático - R$ 55.195

    XLS 1.5L 16V manual - R$ 56.795

    XLS 1.5L 16V automático - R$ 60.295

    Publicado em 19/04/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados