Home > Notícias > Presidente mundial da Volkswagen renuncia
  • Notícias
  • Presidente mundial da Volkswagen renuncia
  • Conflito com o CEO da empresa e voto de desconfiança do conselho diretor provocaram a renúncia
  • Por Jorge Meditsch
  • O presidente mundial da Volkswagen, Ferdinand Piech, renunciou ao seu cargo neste sábado, após um enfretamento, nas últimas semanas, com o CEO da empresa, Martin Winterkorn.

    Piech, que tem 78 anos de idade, é neto de Ferdinand Porsche, o criador do Fusca – o primeiro Volkswagen – carro que deu origem à empresa.

    Na semana passada, ele teve uma derrota em sua tentativa de afastar Winterkorn, quando o comitê diretor da Volkswagen decidiu, por cinco votos contra um, manter o CEO no cargo. O representante dos trabalhadores da VW, o estado da Baixa Saxônia (que é acionista da empresa) e até mesmo o primo de Piech, Wolfgang Porsche, manifestaram-se contra sua intenção.

    Em nota divulgada hoje, o comitê diretor declarou ter chegado a um consenso e que, “de acordo com o que ocorreu nas últimas semanas, a confiança mútua necessária para uma colaboração bem sucedida deixou de existir”.

    O mandato de Piech como presidente do conselho supervisor da Volkswagen deveria durar até abril de 2017. A crise que levou o executivo à renúncia se desencadeou após a revista semanal alemã Der Spiegel ter publicado uma declaração de Piech afirmando que havia se distanciado de Winterkorn.

    Winterkorn tem 67 anos e é reconhecido por ter levado a VW a alcançar altos lucros e posicioná-la como desafiante da japonesa Toyota na disputa pelo primeiro lugar na indústria automotiva mundial.

    Publicado em 25/04/2015


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados