Home > Notícias > Mercedes-Benz revela em Las Vegas sedã conceitual que roda sem motorista
  • Notícias
  • Mercedes-Benz revela em Las Vegas sedã conceitual que roda sem motorista
  • Protótipo F 105 Luxury in Motion é uma antevisão dos futuros carros autodirigidos
  • Por Jorge Meditsch e Alessandro Reis

    A Mercedes-Benz revelou na CES, feira de produtos eletrônicos realizada em Las Vegas (EUA) de 6 a 9 de janeiro, o carro-conceito F 105 Luxury in Motion (luxo em movimento). Dono de um visual futurista, com direito a portas que se abrem em sentindos opostos e ausência de coluna central, o modelo traz tecnologias de condução autônoma, ou seja, ao menos no papel é capaz de rodar sem a intervenção de um motorista. O interior do modelo conta com um sistema de posicionamento variável dos assentos, com quatro poltronas rotativas dotadas de ajuste elétrico. Outro destaque do protótipo é um sistema informatizado que troca dados em tempo real, com a ajuda de sensores, entre o veículo, seus ocupantes e o outros automóveis. Tudo isso é auxiliado por seis telas distribuídas na cabine que podem ser operadas por toque, gestos e até o movimento dos olhos.

    O Mercedes-Benz F 015 Luxury in Motion foi criado para permitir uma visão de um futuro sobre rodas muito diferente. O carro conceito parece ter saído de um filme de ficção científica.

    Movido por dois motores elétricos, o protótipo autopilotado está sendo apresentado no Consumer Electronics Show, feira de eletrônica realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos.

    Apenas 2,5 centímetros menor que o Mercedes-Benz Classe S e montado numa plataforma com distância entre eixos equivalente à de uma picape grande, o F 015, segundo a fábrica, é o precursor de uma revolução na mobilidade: "O automóvel está evoluindo para além do mero papel de meio de transporte e deverá tornar-se um espaço móvel de convivência", explica Dieter Zetsche, diretor da Mercedes-Benz Cars.

    Sala de visitas móvel

    O exterior do carro se destaca por uma área envidraçada envolvente, mas os ocupantes podem projetar nas janelas seu próprio cenário caso não apreciem o que o local ofereça. As portas do F 105 abrem a 90 graus e não existe coluna central, para facilitar o acesso ao veículo. Os bancos, quase sofás, são rotativos, permitindo que os passageiros conversem face a face, com o carro operando de modo autônomo, sem motorista.Como é de esperar de um Mercedes, a cabine é luxuosa, com painéis de madeira e estofamento em couro branco.

    Outro destaque do protótipo é um sistema informatizado que troca dados em tempo real, com a ajuda de sensores, entre o veículo, seus ocupantes e o outros automóveis. Tudo isso é auxiliado por seis telas distribuídas na cabine que podem ser operadas por toque, gestos e até o movimento dos olhos.

    O conceito Luxury in Motion pode ser dirigido por um motorista como um carro normal, mas está equipado com um complexo sistema de câmeras, radares e outros sensores que permitem que o veículo se autopilote. Para a Mercedes, é possível que, no futuro, algumas cidades exijam que todos os veículos circulantes sejam operados de modo autônomo.

    Interior esbanja luxo: assoalho de madeira

    Propulsão limpa e alto desempenho

    O F 015 é movimentado por dois motores elétricos montados na traseira, que geram um total de 163 hp. A eletricidade é gerada por um células de hidrogênio. Uma bateria especial pode elevar a potência disponível por alguns momentos até 272 hp, permitindo que o carro acelere de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos.

    A estrutura do F 015 utiliza uma combinação de fibra de carbono, alumínio e aços de alta resistência, para redução do peso total. A carroceria, em si, pesa 40 por cento menos que a de um carro atual com o mesmo tamanho.

    Uma inovação no protótipo é a estrutura Pre-Safe, que inclui elementos infláveis na carroceria semelhantes a airbags, para proteção contra colisões laterais.

    Além da tecnologia necessária para condução autônoma, o Luxury in Motion traz sistemas avançados de infotainment conectados ao exterior, que permiitem que seus ocupantes trabalhem ou desfrutem de lazer como se estivessem em casa ou no trabalho.

    Como um motorista: é só chamar

    Outra novidade é que, ao chegar ao destino, o carro pode deixar seus passageiros e, só depois, procurar um local próximo para estacionar. Os ocupantes podem chamar o carro de volta através de um smartfone quando precisarem dele novamente.

    O carro conceito tem LEDs externos que indicam quando está sendo dirigido manualmente ou de forma autônoma.

    Apesar do protótipo não se destinar à produção, a fabricante afirma que ele permite uma previsão do que poderá ser a condução autônoma num futuro não muito distante.

    Publicado em 06/01/2015


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados