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  • Conceito da Mercedes muda a carroceria para melhorar aerodinâmica
  • Modelo projeta lâminas na traseira e na dianteira para obter coeficiente de apenas 0,19 cx e atingir velocidade máxima de 250 km/h
  • Por Alessandro Reis

    A Mercedes-Benz exibe no Salão de Frankfurt, que abre as portas ao público neste sábado (19) na cidade alemã, o protótipo Concept IAA, sigla para Intelligent Aerodynamic Automobile, ou, em português, automóvel aerodinâmico inteligente.

    Para justificar o nome, o cupê conceitual de quatro portas conta com um modo arodinâmico, ativado automaticamente a velocidades acima de 80 km/h ou apertando um botão no painel. Quando esse modo é acionado, a carroceria se transforma para atingir um coeficiente aerodinâmico baixíssimo, de apenas 0,19 cx - quanto menor o número, menor a resistência ao ar.

    Propulsão é híbrida, com 279 cv extraídos de motores elétrico e a gasolina

    Para se ter uma ideia, o elétrico Model S, da norte-americana Tesla, tem um dos melhores coeficientes do mundo e seu cx é de 0,24.

    Para atingir essa performance, a carroceria do Mercedes se modifica no modo aerodinâmico: na traseira, oito lâminas são projetadas das extremidades, elevando o comprimento total do veículo em aproximadamente 30 cm. Na dianteira, apêndices aerodinâmicos também são acionados, tudo para desviar o ar das rodas e melhorar o fluxo do vento sob o carro.

    O trem de força é híbrido do tipo plug-in, com recarga das baterias na tomada, rendendo, na combinação de motor elétrico e a gasolina, 279 cv e velocidade máxima de 250 km/h. Com o modo aerodinâmico ativado e propulsão apenas elétrica, o Concept IAA obtém autonomia de até 66 km com uma carga total.

    Publicado em 15/09/2015


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