Home > Notícias > Hyundai inaugura fábrica de motores em Piracicaba
  • Notícias
  • Hyundai inaugura fábrica de motores em Piracicaba
  • Planta de R$ 500 milhões é a primeira da montadora na América Latina
  • Por AutoIndústria

    Investimento de R$ 500 milhões e depois de pouco mais de um ano de obras, a Hyundai inaugurou formalmente nesta terça-feira, 20, em Piracicaba, SP, sua primeira fábrica de motores na América Latina. A unidade tem 17,7 mil metros quadrados de área construída, conta com 256 funcionários e capacidade produtiva inicial de 70 mil motores ao ano.

    Erguida no mesmo site da fábrica de veículos, que completa sua primeira década também este mês, é a 13ª planta de motores da montadora sul-coreana em todo o mundo e adota conceitos e tecnologias da Indústria 4.0. De lá agora saem apenas os motores 1.0 aspirados — os turbos, que equipam versões mais caras dos veículos nacionais, por enquanto seguem importados da Coreia do Sul.

    Desde setembro de 2012a Hyundai contabiliza a fabricação de mais de 1,7 milhão de unidades do hatch e sedã HB20 e do SUV Creta. Anualmente, a fábrica piracicabana pode produzir 210 mil veículos em três turnos, regime adotado já no primeiro ano de operação.

    De janeiro a agosto, a Hyundai acumulou 122,5 mil licenciamentos de automóveis e comerciais leves e disputa unidade a unidade a quarta posição com a Toyota.

    Ken Ramirez, presidente e CEO da Hyundai Motor para o Brasil e Américas Central e do Sul, participou da solenidade de abertura da nova unidade ao lado de autoridades e de executivos da montadora e enfatizou a versatilidade do projeto:

    “A planta de motores possui alto nível de automação em seus processos, proporcionando a flexibilidade necessária para adaptar as linhas de produção de forma ágil”.

    Piracicaba, por exemplo, é a primeira fábrica da Hyundai em todo o mundo a adotar robôs autônomos para o transporte de peças entre os processos de fabricação. O equipamento, afirma a montadora, reduz em 50% o espaço necessário para as peças na linha de produção e proporciona maior flexibilização no momento de mudar a produção para outros veículos.

    A Hyundai é a atual quinta marca de veículos mais vendida no Brasil. De janeiro a agosto, acumulou 122,5 mil licenciamentos de automóveis e comerciais leves e disputa unidade a unidade a quarta posição com a Toyota. Com 61,9 mil unidades negociadas, o HB20 é o carro de passeio mais vendido do País.

    Publicado em 21/09/2022

    -


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados