Home > Notícias > Subaru WRX STI - show de personalidade
  • Notícias
  • Subaru WRX STI - show de personalidade
  • O sedã esportivo top da Subaru foi desenvolvido em ralis e tem estilo diferenciado não só na aparência, mas também na mecânica
  • Por Jorge Meditsch

    A Subaru é uma marca singular, que não tem pretensões a crescer demais, tem uma arquitetura tecnológica muito própria e não dá lá muita atenção ao design. Seja como for, ou por ser o que é, merece respeito. O WRX STI, um sedã esportivo – muito esportivo – é o que se pode chamar de retrato da marca. Nele está toda a sua personalidade.

    Começando pelo estilo, o WRX STI traz uma mistura de ousadia retro com funcionalidade. Nada de linhas fluidas nem superfícies esculturais. Ele é um tanto bruto, e nisso está sua personalidade. Não tenta ser bonito: é o que é. Seus pontos mais chamativos chegam ao limite do chocante: a enorme entrada de ar sobre o capô e o gigantesco aerofólio traseiro.

    O interior não deixa por menos e é explicitamente esportivo, com um ar de anos 70. Fica evidente pelos bancos em preto com laterais e costuras vermelhas e outros detalhes da mesma cor. Fora os detalhes colorados, o interior é preto do assoalho ao teto.

    Nada de "linhas fluidas" ou "superfícies esculturais!". O STI é funcional e se destaca visualmente pelo capô e o grande aerofólio traseiro

    Motor singular

    Debaixo do capô, outra demonstração de personalidade: a Subaru mantém-se fiel ao motor plano, ao estilo do Fusca, porém refrigerado a água. O do STI é um turbo 2,5 litros, com 305 cv.

    O motor Boxer ajuda a rebaixar o centro de gravidade do carro, contribuindo para a estabilidade, que é um dos seus pontos fortes. A dirigibilidade mundialmente reconhecida se deve, em grande parte, ao sistema de tração integral permanente, que fez a fama da marca não só nos ralis internacionais, mas nas estradas cobertas de neve e gelo do Canadá e norte dos Estados Unidos.

    O sistema de tração nas quatro rodas da Subaru é basicamente mecânico, mas agora conta com a ajuda da eletrônica. O WRX STI traz o sistema Active Torque Vectoring (Vetoreamento Ativo do Torque), que ajuda o condutor a manter impecavelmente a trajetória nas curvas, mesmo no limite da aderência.

    O WRX STI chega ao Brasil no ano que vem, em meados de maio e, por isso, ainda não tem preço definido. Deve concorrer com o Honda Civic STI, pela proposta, e com hatches esportivos como o Golf GTI e outros pela faixa de preço. A Subaru não espera que se torne um campeão de vendas, mas uma referência do espírito da marca.

    Publicado em 27/10/2014

    Galeria Relacionada 27/10/2014 - Subaru WRX STI

    divulgação -


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados