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  • A Subaru faz carros com tecnologia própria, diferenciada pelos motores horizontais e pelo sistema de tração integral permanente
  • Por Jorge Meditsch

    Há japoneses e japoneses. Em nosso país, graças principalmente à Honda e à Toyota, os carros japoneses, principalmente os sedãs médios, ganharam fama de confiáveis e, por uma distorção de mercado, transformaram-se também em símbolos de status (no exterior, Civic e Corolla são modelos populares). Por outro lado, os altos preços e uma certa falta de vitalidade lhes atribuiu a imagem de carro para consumidores de meia-idade ou até mais velhos, que dão preferência ao conforto e qualidade, deixando de lado qualquer veleidade esportiva.

    A Subaru é uma fabricante pequena, que não tem pretensões a bater de frente com Honda, Toyota, Nissan ou Mitsubishi. Com apenas duas fábricas – uma delas nos Estados Unidos, ela se diferencia por adotar tecnologias diferenciadas, entre elas os motores horizontais e um sistema próprio de tração integral.

    A marca busca reposicionar-se no Brasil e está ampliando sua até agora restrita rede de concessionárias. E volta a trazer para cá seus interessantes modelos. Neste final de ano, os destaques são o novo sedã Legacy e o SUV Outback.

    O Legacy

    Com porte avantajado e linhas clássicas, o Legacy 2016 será oferecido em versão única, carregada de itens de série. O carro vem com sete airbags, teto solar elétrico, faróis de xenônio com luzes de condução diurna em LED com lavador de farol, rodas aro 18”, bancos em couro com duas opções de cor, ar-condicionado com duas zonas, regulagem elétrica com memória para o banco do motorista, câmera de ré, rádio multifunção com tela touchscreen e sistema de áudio Harman/Kardon.

    O sistema de tração da Subaru tornou a marca popular em regiões onde o inverno é intenso, como no norte dos EUA

    As amplas dimensões do Legacy garantem conforto para o motorista e os passageiros, inclusive atrás. O carro roda silenciosamente e o câmbio de variação contínua elimina qualquer indicação de troca de marchas. O motor de 6 cilindros e 24 válvulas é um boxer, isto é, tem cilindros horizontais, o que rebaixa o centro de gravidade do carro. A potência máxima é 256 cv e o torque, 35,7 kgfm.

    O eficiente câmbio, batizado pela Subaru como Lineartronic, permite trocar marchas virtuais (ele é um CVT, e não tem marchas definidas) pelas borboletas instaladas atrás do volante. O motorista pode optar entre três modos de condução - Intelligent (I), Sport (S) e Sport Sharp (S#) – que privilegiam a economia ou a esportividade, conforme o gosto do condutor. Por natureza, câmbios de variação contínua mantém o motor sempre na faixa de rotações ideal, tornando a condução fácil e garantindo uma boa economia.

    Outra característica da Subaru é o sistema de tração permanente nas quatro rodas Symmetrical All-Wheel Drive (SAWD), que é uma das razões do sucesso da marca em regiões onde neva muito, como no norte dos Estados Unidos e no Canadá. As vantagens do sistema não se restringem à condução na neve: ele garante um excelente comportamento nas curvas e também aumenta a segurança em dias de chuva. O sistema conta também com vetoreamento de torque que, nas curvas, aplica uma leve pressão no freio da roda dianteira interna para reduzir o subesterço (saída de frente), mantendo o carro na trajetória com maior facilidade.

    O Outback

    Já conhecido no Brasil há um bom tempo, o Subaru Outback é classificado pela marca como um “CROSSUV”, por reunir características de utilitário esportivo (SUV) com as dos crossovers, versões urbanizadas dos primeiros. Seja como for, é um carro destinado a satisfazer o gosto dominante por jipões que, pouco a pouco, vem se transformando em camionetes altas.

    O Outback usa o mesmo trem de força do Legacy: motor boxer 3,6 litros com seis cilindros, câmbio CVT e tração integral permanente. O design diferente, com ângulos de entrada (18,6º) e saída (23,1º) maiores, além dos pneus de uso misto, permitem que o Outlook enfrente térreos mais acidentados. A característica offroad também se manifesta pela presença do sistema X-MODE (assistência em aclives e declives).

    Publicado em 16/12/2015

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