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  • Volksbus e-Flex: uma solução elétrica sob medida para transporte de passageiros
  • Veículo foi uma das atrações do Innovation Day, do Grupo TRATON, na Suécia, na semana passada
  • Por DINO (São Paulo-SP)

    O ônibus com tração elétrica da VWCO, em fase de testes da montadora em Resende, já comprova sua eficácia e tem sua configuração incrementada também a partir dos dados coletados durante os testes com o caminhão VW e-Delivery graças à sinergia em componentes e também na arquitetura flexível.

    Desde sua primeira apresentação na IAA na Alemanha em 2018, melhorias e ajustes na calibração maximizam a recuperação de energia de frenagem, que agora supera os 40% e tem potencial para gerar uma autonomia adicional aos 200 quilômetros previstos por seu conjunto de baterias de íon de lítio. Também traz o sistema de arrefecimento do conjunto para maior durabilidade, além de alterações no posicionamento de componentes para maior eficiência.

    Desenhamos um veículo que antevê os desafios de sua implementação e já traz em seu projeto as respostas necessárias, como nível de zero emissões em zonas verdes

    Este ônibus tem configuração modular e flexível que possibilita que em único modelo se contemple todas as variantes da mobilidade elétrica. Pode rodar como um veículo puramente elétrico no conceito plug-in ou se valer de um conjunto gerador propelido por um dos mais eficientes motores bicombustíveis do mundo, o VW 1.4 TSI Flex - ou sua versão para gás natural ou biometano 1.4 TGI -, para alimentar o motor elétrico. Isso permite também uma autonomia estendida e facilita sua adoção em regiões com infraestrutura de recarga ainda em desenvolvimento.

    Dessa forma, pode atuar como veículo elétrico a bateria (BEV, na sigla em inglês); híbrido elétrico (HEV); híbrido elétrico plug-in (PHEV); e veículo elétrico com autonomia estendida (REEV). A performance se mantém independentemente da forma de alimentação das baterias. Todo o acionamento ocorre de forma inteligente e automática pelo sistema eletrônico do veículo assim que este detecta o nível de carga das baterias previamente programado.

    "Desenhamos um veículo que antevê os desafios de sua implementação e já traz em seu projeto as respostas necessárias, como nível de zero emissões em zonas verdes de restrição, e a própria questão da infraestrutura em desenvolvimento. Estamos cumprindo nossa missão de ajudar a moldar a indústria de transportes do futuro com veículos que proporcionam um custo operacional otimizado e retorno rápido do investimento", avalia Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, além de membro do conselho da TRATON

    Website: http://WWW.VWTBPRESS.COM

    Publicado em 07/10/2019


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