Home > Notícias > China vai tirar das ruas seis milhões de carros
  • Notícias
  • China vai tirar das ruas seis milhões de carros
  • Veículos com mais de dez anos que não passarem na inspeção de emissões serão eliminados
  • Por Jorge Meditsch

    O governo chinês vai tirar de circulação este ano seis milhões de veículos, numa tentativa de reduzir a poluição do ar no país. O problema atinge índices alarmantes na China, principalmente nas grandes cidades.

    Veículos registrados antes de 2005 que não passarem na inspeção de emissões serão proibidos de circular, segundo ordens do governo. A decisão oficial foi tomada diante do fracasso das metas de poluição estabelecidas para o período 2011-2013.

    Frota chinesa tem 240 milhões de veículos. A maior parte da poluição do ar, porém, é causada pela queima de carvão em termoelétricas ineficientes

    A ofensiva antipoluição vai obrigar também os postos de abastecimento das maiores cidades chinesas a venderem apenas as variedades menos poluentes de gasolina e diesel.

    A expectativa é que cinco milhões de veículos serão tirados da frota circulante de Beijing. A cidade tem uma das legislações antiemissões mais severas do país mas, até agora, a fiscalização não tem sido efetiva.

    Cerca de 240 milhões de veículos circulam nas ruas e estradas da China, metade deles automóveis de passageiros. Apesar da quantidade de carros, boa parte da poluição do ar no país é atribuída ao uso do carvão como fonte de energia em usinas com tecnologia antiquada.

    Publicado em 27/05/2014


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados