Home > Notícias > Brasileiro Carlos Ghosn é preso no Japão por falsa declaração de rendimentos
  • Notícias
  • Brasileiro Carlos Ghosn é preso no Japão por falsa declaração de rendimentos
  • Presidente do conselho de administração da Nissan e dirigente da maior aliança automotiva do mundo será afastado do cargo na fabricante japonesa, que salvou da falência
  • Por Jorge Meditsch

    O executivo brasileiro Carlos Ghosn, presidente do conselho de administração da Nissan foi preso hoje no Japão por, supostamente, ter declarado durante anos ter recebido rendimentos inferiores aos reais. A fabricante japonesa afirmou em comunicado à imprensa que recomendou o imediato afastamento de Ghosn.

    A Nissan informou também que está cooperando com os promotores japoneses e que abriu um inquérito interno após uma denúncia de que Ghosn estaria declarando erroneamente o seu salário, além de utilizar bens da companhia para uso pessoal. Um diretor do conselho da empresa, Greg Kelly, também está envolvido no caso e deve perder seu cargo.

    Ghosn é acusado também de utilizar ativos da Nissan em proveito próprio

    Carlos Ghosn chegou à Nissan em 1999, quando a Renault adquiriu uma participação significativa na companhia japonesa.

    Carlos Ghosn é o principal executivo da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, cuja produção reunida é a maior do mundo. No ano passado, ele se afastou da presidência da Nissan, mas continuou à frente da aliança.

    Ghosn goza de grande popularidade no Japão por ter recuperado a Nissan, cuja direção assumiu à beira de um colapso financeiro. No processo de recuperação, fechou cinco fábricas e demitiu 21 mil empregados.

    Publicado em 19/11/2018


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados