Home > Notícias > Nissan compra 34 por cento da Mitsubishi e pode controlar a empresa
  • Notícias
  • Nissan compra 34 por cento da Mitsubishi e pode controlar a empresa
  • Com a aquisição, a Nissan passa a ser a maior acionista individual da Mitsubishi e vai designar quatro diretores
  • Por Jorge Meditsch
  • A Nissan Motor Company passará a controlar 34 por cento da Mitsubishi Motors. O negócio, anunciado hoje, envolve a compra de ações da Mitsubishi no valor de US$ 2,2 bilhões, e torna a Nissan a maior acionista individual da Mitsubishi.

    A assinatura do contrato está prevista para o dia 25 de maio, quando a Nissan deverá designar quatro diretores para a Mitsubishi, um dos quais poderá assumir a presidência da empresa.

    A aliança entre as duas marcas poderá incluir o uso comum de plataformas e estratégias comuns de compras e desenvolvimento de tecnologia.

    Segundo o CEO da Nissan, Carlos Ghosn, a aliança entre as duas empresas envolverá as áreas de compras, compartilhamento de plataformas, desenvolvimento conjunto de tecnologias e redução de custos. Ele prometeu “preservar e promover” a marca Mitsubishi. A Nissan mantém uma aliança com a francesa Renault, também presidida por Ghosn.

    A aliança entre as duas marcas japonesas resolve um delicado problema causado pela descoberta de que a Mitsubishi havia fraudado testes de emissões de poluentes em seus minicarros. O escândalo acabou atingindo a Nissan, que mantém com a Mitsubishi uma joint venture no segmento desde 2010 e vende com sua marca dois modelos envolvidos. Os minicarros, com motores de até 660 cm³, representam o maior segmento do mercado japonês.

    O escândalo derrubou o valor das ações da Mitsubishi, o que acabou facilitando a aquisição por parte da Nissan.

    Outros exemplos anteriores de colaboração entre as duas marcas foram o fornecimento, há alguns anos, de carros de luxo da Nissan, da linha Infinity, vendidos com a marca Mitsubishi. Além disso, a Mitsubishi produziu uma picape para a Mitsubishi na Tailândia.

    Publicado em 12/05/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados