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  • Audi apresenta em detalhes o e-tron, seu 1º modelo 100% elétrico
  • Cotado para o Brasil, SUV tem autonomia de cerca de 400 km e um motor em cada eixo para render 400 cv de potência
  • Por Alessandro Reis

    A Audi finalmente revelou a versão de produção do seu primeiro veículo 100% elétrico, o SUV médio e-tron, que chega no começo de 2019 aos mercados europeu e norte-americano e é cotado para ser vendido também no Brasil a partir do ano que vem - com possibilidade de aparecer no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro.

    Com preços entre 75,8 mil euros e 87,7 mil euros no mercado alemão, a novidade tem porte parecido com o do Q5, porém, por conta da ausência de u motor a combustão, oferece mais espaço interno, com entre-eixos de 2,92 m, contra 2,81 m do primeiro. Quanto ao desempenho, o e-tron tem 400 cv de potência, gerados por dois motores elétricos, um em cada eixo, conferindo tração integral ao modelo. O torque é de 57,20 kgfm, enquanto a autonomia estimada é de 400 km. Por 60 segundos, no modo "boost", o carro ganha 2 cv e 10,5 kgfm extras.

    Preços na Alemanha já estão definidos: a partir de 75,8 mil euros

    Com esse conjunto, informa a Audi, o utilitário esportivo elétrico sai da imobilidade e alcança os 100 km/h em menos de seis segundos - a velocidade máxima ainda não foi infomada, porém o conceito exibido anteriormente era limitado eletronicamente a 200 km/h.

    Outro destaque do e-tron é a possibilidade de carregamento ultrarrápido das baterias, por meio de carregadores de alta potência (150 kW), que permite recarga completa em apenas 30 minutos, aproximadamente. A montadora informa que está buscando parcerias para disponibiizar essas estações em cerca de 2 mil pontos na Europa e outros 500 nos Estados Unidos até meados de 2019.

    Visualmente, a aparência não difere tanto do desenho do Q5. A parte externa traz como diferencial câmeras no lugar dos retrovisores convencionais de espelho, com a imagem gerada por elas exibida em uma tela colorida em cada porta dianteira. O item, que será opcional e deverá ficar de fora de alguns mercados por força da legislação de trânsito local, tem como objetivo reduzir a largura total e o arrasto aerodinâmico, para ampliar a autonomia e reduzir o consumo de eletricidade.

    Luxuosa, a cabine traz painel de instrumentos totalmente digital, como em outros modelos recentes da marca alemã, e comandos do console central, incluindo central multimídia e ar-condicionado, igualmente reunidos em telas de alta resolução, sensíveis ao toque. Como seria de se esperar, o SUV também vem com uma série de assistentes à condução semiautônomos, como frenagem automática de emergência e esterçamento do volante em curvas de raio longo.

    Publicado em 18/09/2018


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