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  • Onix recupera estrelas em teste de impacto e Virtus leva nota máxima
  • Hatch da Chevrolet recebeu reforços estruturais e ficou com 3 estrelas, depois de zerar nota no ano passado em teste do Latin NCAP
  • Por Alessandro Reis

    O Latin NCAP, órgão independente que testa a segurança de automóveis comercializados no Brasil, América Latina e Caribe, divulgou a sua nova rodada de avaliações, dessa vez envolvendo o Chevrolet Onix, carro mais vendido do país nos últimos três anos, e o Volkswagen Virtus, o sedã do Polo que chega às concessionárias em fevereiro.

    Após receber reforços estruturais para absorção de impacto nas portas, o Onix, que tinha levado nota zero em teste conduzido pelo Latin NCAP maio de 2017, recuperou as três estrelas (de cinco possíveis) na proteção de adultos e crianças recebidas em maio de 2014, quando o teste de impacto lateral ainda não era realizado pelo instituto - essa modalidade de ensaio passou a ser adotada em meados de 2016. Já o Virtus ficou com as mesmas cinco estrelas (nota máxima), tanto para passageiros adultos quanto para ocupantes infantis, obtidas pelo Polo em setembro do ano passado.

    Virtus levou as mesmas 5 estrelas obtidas pelo Polo em setembro passado

    O Onix tinha zerado no teste anterior a nota para adultos justamente por conta do mau desempenho na colisão lateral, que foi corrigido com os reforços estruturais. No entanto, de acordo com a análise do Latin NCAP, o hatch ficou no limite para ficar com as três estrelas, apresentando "condições limites na proteção do peito no impacto frontal. O órgão avaliou, ainda, que a proteção para crianças de três anos é apenas "marginal" e "boa" para crianças de um ano e meio.

    Além dos reforços nas portas, o Onix também recebeu, nas unidades produzidas a partir de 15 de janeiro, novo cinto de segurança para o motorista, mais reforçado, e ganchos Isofix para fixação de cadeirinhas infantis nos assentos laterais traseiros. As alterações valem também para o Prisma, o sedã do Onix.

    Já o Virtus passou apenas pelo teste de colisão lateral e de simulação de batida lateral em um poste, apresentando estrutura estável e boa proteção aos ocupantes - resultado idêntico ao do Polo, com o qual o Virtus compartilha plataforma, mecânica e equipamentos. As avaliações de proteção ao pedestre e da eficiência do controle de estabilidade feitas com o Polo não foram repetidas, por conta das semelhanças entre os modelos.

    O Virtus, assim como o Polo, traz dois airbags dianteiros e dois laterais em todas as versões, bem como controle de tração. O controle de estabilidade é opcional na versão de entrada e de série nas configurações dotadas de motor 1.0 TSI turbo. O Onix, por sua vez, não disponibiliza controles de tração e estabilidade, independentemente da versão escolhida, e traz apenas os airbags dianteiros (dois).

    Publicado em 23/01/2018


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