O Latin NCAP, responsável por avaliar a segurança de carros vendidos no Brasil, na América Latina e no Caribe, divulgou sua mais recente rodada de testes, que avaliou os modelos Renault Sandero e Logan e Mitsubishi Eclipse Cross - este último com lançamento confirmado no país no segundo semestre deste ano.
A dupla da Renault foi mal avaliada na proteção para adultos, levando apenas uma estrela de cinco possíveis, e recebeu três estrelas para crianças. Já o SUV da marca japonesa ficou com cinco entrelas para ocupantes adultos e as mesmas três para crianças. O utilitário da Mitsubishi testado traz sete airbags, enquanto o hatch e o sedã compactos da Renault vêm com as duas bolsas infláveis frontais obrigatórias. Veja o vídeo dos testes.
De acordo com o Latin NCAP, o mau desempenho dos carros da marca francesa quanto aos ocupantes adultos se deu porque eles apresentaram "proteção pobre no peito do motorista no impacto frontal e lateral", apesar de contarem com barras de proteção nas portas, porém sua estrutura carece de dispositivos para absorção de energia na batida lateral. Em relação à proteção para crianças, Sandero e Logan perderam pontos por não trazerem cintos de três pontos em todos os assentos nem contarem com ganchos Isofix para fixação de cadeirinhas infantis.
Já o Eclipse Cross, que virá importado ao país, teve "uma boa proteção para adultos no impacto frontal, lateral e lateral de poste, tendo sido aprovado, também, no teste do controle eletrônico de estabilidade, que é de série no utilitário da Mit. Porém, a classificação para crianças não foi melhor porque a unidade testada não foi equipada com Isofix e sim com um sistema de retenção infantil que fixa a cadeirinha dos cintos de segurança, que proporciona "baixa proteção". O Latin NCAP destaca que o Eclipse Cross conta com "ancoragens Isofix padrão aprovadas de tamanho i-size", mas que na ocasião do "crash-test" não foram disponibilizadas. O modelo da marca oriental tem cintos de três pontos em todas as posições.
"É uma enorme preocupação para o Latin NCAP que ainda um dos modelos mais vendidos na região, como é o Sandero/Logan, ofereça um nível de proteção tão baixo, que não possua ESC e tenha uma proteção mínima contra impactos laterais", avaliou Alejandro Furas, secretário geral do órgão independente de segurança viária.
Publicado em 12/06/2018