Fora de linha desde janeiro de 2016 e com nova geração a ser apresentada no fim de 2018, o Land Rover Defender acaba de ganhar na Europa a edição especial Defender Works V8, comemorativa aos 70 anos da marca britânica e limitada a 150 unidades. Como o nome sugere, esses carros, disponíveis com carroceria curta (versão 90) ou longa (110), vêm equipados com um poderoso motor 5.0 V8 a gasolina de 405 cv de potência e 52,5 kgfm de torque, gerenciados pela transmissão automática da ZF com oito marchas e modo esportivo.
O preço incial sugerido é de 150 mil libras (cerca de R$ 670 mil na conversão direta), valor maior até que as 141.580 libras cobradas pelo Range Rover SVAutobiography Dynnamic, o modelo mais sofisticado da marca britânica. Parece muito para carros que na verdade são de segunda mão - como o Defender já foi descontinuado, a Land Rover utilizou unidades feitas entre 2012 e 2016 com até 32 mil km rodados, que depois foram adaptadas e personalizadas.
Além do motor mais forte e da nova transmissão, o Defender Works V8 recebeu freios reforçados e modificações na suspensão para lidar com a força extra - o Defender original traz motor turbodiesel de 122 cv e 36,71 kgfm de torque. A edição limitada traz, ainda, rodas de liga leve de 18 polegadas com acabamento diamantado e detalhes pretos - tonalidade também presente na grade dianteira e na pintura do teto. No Defender comemorativo, maçanetas das portas, tampa do bocal de combustível e emblema no capô trazem acabamento de alumínio usinado.
Por dentro, o SUV 4x4 traz central multimídia, uma característica nunca antes vista nesse modelo e acabamento em couro. Não há previsão de venda oficial da novidade no mercado brasileiro.
Publicado em 17/01/2018