A segunda geração do Volkswagen Jetta deverá ser apresentada no começo de janeiro, pouco antes do Salão de Detroit, nos Estados Unidos, trazendo novo visual e mais tecnologia embarcada, tudo isso com carroceria maior e mais leve - graças ao uso da plataforma modular MQB, a mesma utilizada no Golf e, em uma versão encurtada, no recém lançado Polo de sexta geração.
Prova de que o lançamento está bem próximo são as unidades de teste rodando ainda com pesada camuflagem em vias públicas, como é o caso das imagens acima, de um exemplar fotografado nos Estados Unidos, supostamente da versão GLi, comercializada naquele mercado. Hoje, o Jetta vendido no Brasil e também no mercado norte-americano é produzido na fábrica da Volks no México.
Além de contar com a nova base estrutural, o sedã médio da VW deverá contar, ao menos lá fora, com atualizações na oferta de motor e câmbio. A citada versão GLi, por exemplo, que hoje rende 200 cv com o motor 2.0 TSI do Golf GTI, poderá chegar aos 230 cv que o hatch médio esportivo entrega nos EUA - e que aqui, onde o Golf aguarda por uma reestilização para o ano que vem, rende 220 cv.
No Brasil, o mais provável é que o novo Jetta, que chega em 2018, mantenha a configuração atual de motores 1.4 TSI de 150 cv e 2.0 TSI, que hoje rende 211 cv e pode receber um incremento no desempenho.
Publicado em 08/11/2017