A segunda geração do Jetta tem tido protótipos flagrados em testes, ainda sob pesada camuflagem, e deverá ser revelada até o fim deste ano. Finalmente, o sedã de porte médio, hoje importado do México, vai ser construído sobre a matriz modular MQB, a mesma do Golf de sétima geração e cuja versão reduzida, a MQB A0, serve de base para o novo Polo, que chega em novembro com fabricação nacional.
Com a nova arquitetura modular, o Jetta deverá ficar mais leve e com maior espaço interno, graças ao uso de metais especiais como aços de alta e de altíssima resistência. Além disso, deverá agregar recursos presentes no Golf, como opção de painel totalmente digital, bem como, ao menos em outros mercados, pelo menos uma versão híbrida.
O visual do novo Jetta ainda é um mistério, porém o designer brasileiro Kleber Silva imaginou como o sedã ficará. De acordo com a projeção feita em computador, o Jetta teria visual fortemente inspirado no sedã-cupê de quatro portas Arteon, especialmente na dianteira, com capô elevado e em forma de cunha e faróis integrados à grade dianteira, repleta de cromados.
A traseira, que não é exibida na projeção, traz desenho mais convencional, sem o caimento acentuado do teto exibido pelo Arteon, e obviamente com porte menor - o cupê-sedã tem porte próximo ao do Passat, o sedã grande da Volks. Resta saber se o Jetta terá mesmo essa aparência mais requintada na chegada da segunda geração.
Publicado em 18/09/2017